REDES SOCIAIS

16°C

Aliado de Eduardo Bolsonaro nos EUA contraria pressão do PL e defende tarifaço de Trump: ‘Achamos ótimo’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Apesar da pressão do PL para que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se distancie do tarifaço de 50% imposto pelo presidente Donald Trump, seu companheiro de lobby nos Estados Unidos, Paulo Figueiredo, defendeu a medida.

?Achamos ótimo. O Brasil merece a tarifa Moraes?, disse ao blog na quarta-feira (22), em referência ao ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que relata o processo contra Jair Bolsonaro (PL) por golpe de Estado.

Ao anunciar a tarifas, Trump citou o julgamento de Bolsonaro, e afirmou que o ex-presidente vive uma “caça às bruxas”, além de alegar, ao contrário do que os dados mostram, que os EUA têm prejuízo na relação comercial com o Brasil.

Em resposta, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou a medida se baseou em “compreensão imprecisa dos fatos”. O governo Lula (PT) manifestou indignação e cobrou resposta a uma carta enviada em maio aos EUA com proposta de negociação de tarifas.

Figueiredo reafirmou que ele e Eduardo trabalhavam por sanções específicas contra Moraes.

?Mas o presidente Trump entendeu que o melhor caminho para obter os resultados que ele acha que são do interesse dos Estados Unidos é outro. E ainda assim achamos ótimo?, afirmou Figueiredo.

Como mostrou o blog da Andréia Sadi, o PL busca uma saída política para a crise do tarifaço do republicano contra o Brasil pois quer evitar desgastes para o candidato da direita em 2026.

O entendimento é que a direita vive um mau momento em razão da medida, e que Eduardo Bolsonaro deveria fazer um movimento claro de distanciamento do tarifaço.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS