REDES SOCIAIS

35°C

Aliados de Lula veem Lewandowski com favorito para Ministério da Justiça, mas condições sobre pasta ainda em aberto

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Aliados do presidente Lula (PT) veem o ex-ministro Ricardo Lewandowski como o favorito para a vaga do Ministério da Justiça.

Como o blog revelou no mês passado, com a saída de Flavio Dino para o STF, Lewandowski passou a ser o nome de consenso na base de Lula para evitar disputas entre alas da esquerda que almejam a vaga

Nas palavras de um interlocutor de Lula ouvido pelo blog, “sem dúvida é o nome mais provável. Mas há muitos detalhes a serem conversados entre eles (Dino e Lewandowski) lá. É cedo”. Entre outras decisões do presidente estão o comando das políticas e a segurança pública no Ministério.

Na semana passada, o blog conversou com Lewandowski, que negou qualquer sondagem ou convite. Ele ainda disse que indicação de Dino ao Supremo Tribunal Federal ter ocorrido enquanto ele viajava à Arábia Saudita ? a convite do governo ? foi uma “coincidência”.

Quem conhece Lewandowski, no entanto, diz avaliar que um convite feito pelo presidente seria “praticamente irrecusável”.

O Ministério da Justiça, por ser um cargo relevante ao Executivo, seria importante na articulação com os demais poderes. Lula, no entanto, não só não bateu o martelo como pode deixar a decisão para janeiro.

Se Lewandowski assumir, aliados de Dino defendem que Ricardo Cappeli ? atual secretário-executivo do Ministério da Justiça ? assuma a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O ex-ministro tem experiência em projetos na área do sistema prisional, audiência de custódia, saúde dos presos e sistema de execução unificada ?dos tempos de quando presidiu o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS