REDES SOCIAIS

22°C

Almir dos Santos é desqualificado e perde bronze conquistado no Mundial Indoor de Nanquim

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Almir dos Santos chegou a erguer a bandeira do Brasil depois fazer um grande salto no Mundial de atletismo Indoor, em Nanquim, na China. Na madrugada desta sexta-feira, o atleta de 31 anos havia assegurado a medalha de bronze com 17,22 m no salto triplo, mas foi desclassificado. O finalista olímpico no salto triplo nas Olimpíadas de Paris perdeu a medalha por descumprir regras relacionadas ao calçado usado durante a competição.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo, Almir dos Santos usou uma sapatilha que não estava na lista das aprovadas pela World Athletics. O recurso ao resultado do brasileiro foi apresentado pelo quarto e quinto colocados na final. A delegação brasileira ainda apresentou uma apelação, que não foi aceita.

– As sapatilhas fazem parte de indumentária de uso livre dos atletas, que estão autorizados a utilizar material de patrocinador próprio ? o que é o caso de Almir Júnior. O atleta alegou que não tinha a informação de seu patrocinador de que a sapatilha usada na final não era permitida, e de que o material havia sido checado pela organização do Mundial na câmara de chamada, ou seja, antes da entrada na pista para final – divulgou a CBAt

A World Athletics informou que a sapatilha não pode ter solado acima de 20mm e que comunica todos as fábricas de materiais esportivos para que orientem seus patrocinados. O calçado do Almir, no caso, tinha o solado com mais de 20mm e por isto ele foi desclassificado.

O bronze ficou com Hughes Zango, de Burkina Faso, com a marca de 17,15m. Se o Almir tivesse conquistado o bronze, teria garantido o índice para o Mundial de Tóquio, em setembro. O italiano de origem cubana Andy Díaz Hernández foi o campeão da prova com 17,80m e o chinês Zhu terminou em segundo com 17,33m. O também brasileiro Elton Petronilho saltou para 16,28m e ficou com a 11ª colocação.

Almir tem no currículo duas medalhas de prata, uma nos Jogos Pan-Americanos de 2023, também no salto triplo, e outra em 2018 no Mundial em Birmingham.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS