Com o retorno do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (UB), à Casa de Leis foi concluída nesta segunda-feira (12) a formação da Comissão de Ética. A Comissão foi instaurada na Assembleia após um pedido de investigação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) e a Defensoria Pública do Estado após o deputado Gilberto Cattani proferir falas de ataques à mulheres ao compará-las com vacas.
De acordo com o Jornal A Gazeta, estes serão os membros da Comissão: Janaína Riva (MDB), Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB), Júlio Campos (UB) e Elizeu Nascimento (PL). Como suplentes ficaram os deputados: Doutor João (MDB), Doutor Eugênio (PSB), Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos) e Cláudio Ferreira (PTB). A partir de agora, a Comissão de Ética investigará em reuniões uma suposta quebra de decoro parlamentar praticada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) ao comparar mulheres com vacas de sua propriedade rural em dois momentos: durante a abertura da frente parlamentar de Combate ao Aborto na Assembleia Legislativa, e depois, em um vídeo no Instagram onde aparece pedindo desculpas à vacas por compará-las com feministas.
O pedido de formação da Comissão de Ética foi anunciado pela deputada Janaina Riva, ainda em maio, enquanto estava como presidente em exercício. Janaina anunciou o encaminhamento para a formação da Comissão e determinou que os cinco blocos parlamentares da atual legislatura indiquem seus representantes.
São cinco blocos parlamentares na Casa de Leis: O bloco “Assembleia Forte”, formado pelos deputados Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB), Eduardo Botelho (União), Júlio Campos (União), Sebastião Rezende (União), Paulo Araújo (PP) e Beto Dois a Um (PSB).
O Bloco “Parlamentar Unidos” formado pelos deputados Eugênio (PSB), Max Russi (PSB), Fabinho Tardin (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos).
Bloco “Experiência e Trabalho”: Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD), Nininho (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos), totalizando cinco parlamentares. Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Juca do Guaraná Filho e Thiago Silva formam o bloco “Movimento Democrático Brasileiro”.
Por fim, a Casa de Leis ainda conta com o bloco “Direita Democrática” composto por Elizeu Nascimento (PL), Faissal (Cidadania), Cláudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL).
Fonte: Isso É Notícia