Um cidadão dos Estados Unidos cruzou a faixa que divide a Coreia do Sul e a Coreia do Norte sem autorização nesta terça-feira (18).
Seu nome não foi divulgado oficialmente.
O jornal sul-coreano Dong-a Ilbo, citando o exército sul-coreano, o identificou como Travis King, um soldado do exército dos EUA.
“Acreditamos que ele esteja atualmente sob custódia da Coreia do Norte e estamos trabalhando com nossos colegas do exército norte-coreano para resolver este incidente”, disse o batalhão da ONU que atua na região.
O Comando disse também que o cidadão dos EUA estava em um tour à aldeia de fronteira coreana de Panmunjom e cruzou a fronteira para o norte sem autorização.
Panmunjom fica localizada dentro da Zona Desmilitarizada (ZDM) e foi criada no final da Guerra da Coréia. Sem nenhum civil morando na cidade, o local se tornou turístico.
Com cerca de 250 km de comprimento, a ZDM inicia na foz do rio Han, na costa oeste, até um pouco ao sul da cidade norte-coreana de Kos?ng, na costa leste.
A assessoria de viagem do Departamento de Estado dos EUA proíbe cidadãos americanos de entrar na Coreia do Norte “devido ao sério risco contínuo de prisão e detenção de longo prazo de cidadãos americanos”.
Fonte G1 Brasília