REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Análise: Cuiabá faz valer fator casa, emenda segunda vitória seguida e ganha fôlego no Brasileirão

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Cuiabá está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação consistente e fazendo valer o fator casa, o Dourado bateu o Botafogo por 2 a 0 na noite do domingo, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do torneio nacional.

A equipe mato-grossense emendou a segunda vitória consecutiva – algo que ainda não havia acontecido no Brasileirão – e ganhou um fôlego considerável, apesar de ainda estar no bolo dos times que lutam contra o rebaixamento. Saltou da 18ª para a 13ª posição, agora com 19 pontos.

Além de seus próprios méritos, o Cuiabá se aproveitou das falhas individuais e de duas expulsões do time carioca para construir o resultado diante de quase 15 mil torcedores, segundo melhor público na Arena Pantanal – atrás apenas do confronto contra o Corinthians.

E por falar no duelo diante da equipe paulista, os primeiros minutos do Dourado no triunfo sobre o Botafogo foram bem semelhantes àqueles da melhor melhor exibição em casa até então. Começou com marcação pressão, estratégia que culminou no primeiro gol.

Postado no campo de ataque, o Cuiabá recuperou a posse e rodou a bola até chegar em Uendel, que arriscou de fora da área. Gatito deu rebote da finalização e Alesson apareceu para conferir em gol, aos 21 minutos da etapa inicial.

O atacante, inclusive, foi novidade entre os titulares. António Oliveira optou por repetir praticamente toda a escalação da virada sobre o Avaí, com Rodriguinho de “falso 9”, Valdivia na ponta-esquerda e cia. Alesson herdou a vaga de André Luís, que começou no banco.

A partir do gol, o Cuiabá diminuiu o ritmo e administrou a vantagem até o intervalo sem correr riscos.

A estratégia para o segundo tempo mudou. Bloco baixo na marcação e apostas no contra-ataque. Walter trabalhou mais e, como de praxe, correspondeu com boas defesas.

O Cuiabá já não machucava tanto, mas o Botafogo ficava nervoso com as voltas do relógio. Aos 27, Hugo foi expulso por entrada dura em João Lucas, que inclusive tirou o lateral-direito auriverde da partida. O jovem, por sinal, se agigantou: foram dez desarmes ao longo da partida.

Preocupado em não ceder o empate, António Oliveira armou seu ferrolho. Lançou o volante Marcão e o zagueiro Alan Empereur a campo para segurar o adversário. Até que o compatriota Luís Castro perdeu mais um homem. Daniel Borges impediu ataque promissor, tomou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho.

Com dois a mais, o 2 a 0. André Luís, que havia entrado na etapa final, foi acionado em rápido contra-ataque e finalizou forte na saída de Gatito Fernández para marcar seu primeiro gol no Brasileirão.

Uma vitória convincente que reacende a esperança da torcida auriverde na permanência por mais um ano na elite do futebol nacional. O próximo compromisso será contra o líder Palmeiras, na próxima segunda-feira, fora de casa. Não será fácil, mas não dá para duvidar de um time que aos poucos vai se encaixando e que já surpreendeu adversário no Allianz Parque – o torcedor se lembra bem do 2 a 0 em 2021.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS