REDES SOCIAIS

33°C

Análise: Cuiabá vai a 99,99% de chance de permanência e passa a mirar vaga na Sul-Americana

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Cuiabá está com um pé e meio na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. E o Dourado quer ultrapassar as fronteiras do Brasil para voltar a pisar na América do Sul. A vitória sobre o Fortaleza por 2 a 1, na noite de domingo, na Arena Pantanal, pela 34ª rodada, praticamente garantiu a permanência e permitiu mudar o objetivo: a busca agora é por vaga na Sul-Americana.

Matematicamente, a equipe mato-grossense ainda não se livrou totalmente do rebaixamento, mas levantamento do Espião Estatístico aponta 99,99% de chance de ficar. Desde 2006, início da era dos pontos corridos com 20 times, nenhum time caiu com 47 pontos, atual pontuação do Auriverde.

Talvez por isso tamanha festa de jogadores e comissão técnica após o apito final. Com direito a volta olímpica na famosa colheitadeira-maca do clube e António Oliveira vestindo chapéu de fazendeiro.

O jogo

Em campo, uma formação com o mesmo desenho da equipe que conquistou quatro pontos nas duas rodadas anteriores. António Oliveira gostou e aprovou o esquema com três zagueiros de origem e manteve Allyson no time titular. Única mudança, forçada, foi a entrada de PK na vaga do suspenso Rikelme na lateral esquerda.

O primeiro gol veio cedo. Após jogada ensaiada de escanteio, que abriu a zaga do Fortaleza, Denilson cruzou na cabeça de Deyverson. O artilheiro chegou ao seu 12º gol no Brasileirão, se emocionou e reforçou sua importância pra equipe.

A vantagem no placar fez o Cuiabá abdicar de ficar com a bola, mas também não o fez correr tantos riscos. O contra-ataque passou a ser a tônica no momento ofensivo, e foi dessa maneira que PK quase ampliou em arrancada da defesa.

O que era estratégia, no segundo tempo virou risco. O adversário voltou melhor do intervalo e passou a assustar. Yago Pikachu quase empatou em cabeçada que exigiu grande defesa de Walter – a bola ainda tocou na trave.

António Oliveira se viu na necessidade de mudar e lançou Filipe Augusto no lugar de Raniele, pra fortificar a saída de bola e buscar mais o controle das ações. No ataque, Derik Lacerda e Pitta deram novo fôlego na frente.

E através da dupla saiu o segundo gol. Derik fez grande jogada individual, com direito a meia-lua no adversário, e só foi parado na base da falta pelo goleiro João Ricardo dentro da área. Pênalti cobrado e convertido por Pitta já nos acréscimos.

Aos 51, Yago Pikachu ainda diminuiria o marcador em belo gol, mas a reação do time cearense não evoluiria. Ainda houve tempo para Pitta, que entrou muito bem no jogo, carimbar a trave no último lance do confronto.

O Cuiabá chegou à terceira partida de invencibilidade – duas vitórias e um empate – e deixou a permanência muito bem encaminhada. A equipe volta a campo no dia 26, após a parada da Data Fifa, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 35ª rodada do Brasileirão.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS