O Cuiabá sofreu golpes no início de cada etapa contra o Palmeiras, pela rodada de abertura do Brasileirão. No primeiro tempo, saiu atrás no marcador com quatro minutos de bola rolando. O Dourado conseguiu assimilar a pancada e buscou o empate antes do intervalo. Na segunda parte, teve um jogador expulso aos 11 e perdeu na estreia pela Série A.
Apesar do revés, a equipe de Ivo Vieira apresentou as credenciais, especialmente nos primeiros 45 minutos – mais os acréscimos. Um time veloz na transição, com válvulas de escape pelas beiradas e boa chegada dos homens de meio-campo.
O gol auriverde sai de acordo com os padrões estabelecidos pelo comandante. Deyverson sai, atrai a marcação e abre espaço dentro da área adversária. Jonathan Cafú recebe em profundidade e faz o cruzamento para a infiltração de Raniele. O volante aproveita a liberdade para deixar tudo igual no Allianz Parque.
Um gol que demonstra o que o Dourado mais vai explorar sob o comando de Ivo Vieira. Jogo pelas laterais, transições em velocidade e cruzamentos para pelo menos três peças vindo de trás. Mas que veio tarde, já que antes disso falhas nos encaixes da marcação tinham feito o Auriverde precisar correr atrás do prejuízo.
Aos quatro minutos, Endrick havia aproveitado os espaços cedidos pelo Cuiabá para marcar o primeiro da atual edição do Brasileirão. A defesa do Dourado deu liberdade a Dudu, que teve tempo e espaço para achar o jovem atacante na segunda trave, nas costas do estreante Allyson.
Aos seis minutos da etapa final, Filipe Augusto sofreu uma falta na intermediária. O volante reclamou com o árbitro e foi advertido com o cartão amarelo. Instantes depois, cometeu uma falta na lateral e foi expulso.
Com inferioridade numérica, o Cuiabá diminuiu o ritmo, cedeu mais espaços ao adversário e viu os anfitriões acertarem o golpe derradeiro aos 19 minutos.
O resultado favorável não veio na estreia, mas o Dourado apresentou um time organizado – enquanto tinha igualdade numérica – e padrões bem definidos. Ajustes na linha defensiva ainda são necessários e naturais, já que na partida dois jogadores da defesa faziam suas estreias pelo clube.
Conforme o entrosamento for aprimorado e o modelo de jogo assimilado pelo elenco, a tendência é a evolução em campo. Ivo Vieira ainda busca conhecer as peças que tem em mãos, porém tem convicção sobre a maneira que a equipe deve jogar, e isso já é um começo para um time que nas últimas temporadas iniciou a Série A na tentativa de consolidar um estilo.
Fonte GE Esportes