Autoridades romenas rebocaram neste sábado (16), perto de Bucareste, uma frota de carros de luxo e outros bens, no valor total de US$ 39 milhões (cerca de R$ 200 milhões), na investigação do ex-lutador de kickboxing e influencer britânico-americano Andrew Tate, de 36 anos.
Ironizado pela ativista Greta Thunberg no final do ano passado (leia mais abaixo), ele foi detido em 29 de dezembro, por acusação de estupro e tráfico humano.
Um órgão público da Romênia informou, em comunicado, ter recolhido na nova operação um total de 15 veículos, incluindo um Rolls-Royce azul, uma Ferrari, um Porsche, uma BMW, um Aston Martin e uma Mercedes (veja imagens ao final desta reportagem). Os agentes também recolheram relógios de grife e dinheiro em espécie (em várias moedas).
A discussão entre Tate e Greta ocorreu em 27 de dezembro, quando ele provocou a ativista dizendo ser dono de 33 carros e escreveu: “por favor, forneça seu e-mail para que eu possa enviar uma lista completa da minha coleção de veículos e suas respectivas enormes emissões [poluentes]”. Na resposta, a jovem ironizou a masculinidade do tradutor.
Com 4,5 milhões de seguidores no Twitter, Tate fez carreira como lutador profissional e mora na Romênia desde 2017. Ele foi detido em Bucareste junto com um irmão, Tristan, e mais duas mulheres por suposto envolvimento com uma quadrilha de tráfico humano.
Ele já havia sido anteriormente banido de várias plataformas de rede social por expressar visões misóginas e discurso de ódio.
Após a operação deste sábado, um post foi publicado conta de Andrew Tate no Twitter dizendo que “qualquer um que acredite que sou um traficante de pessoas é genuinamente um idiota” e que “qualquer pessoa inteligente o suficiente para entender que o sistema americano é injusto iria se impressionar com a injustiça do sistema romeno”.
LEIA TAMBÉM:
Propriedades e terrenos
Nesta terça-feira (10), os quatro tiveram negado um recurso depois que um tribunal local confirmou a decisão de um juiz, tomada em 30 de dezembro, segundo a qual a prisão dos suspeitos foi estendida de 24 horas para 30 dias.
A agência anticrime organizado da Romênia, identificada pela sigla DIICOT, informou que, além de ter apreendido 15 veículos de luxo no caso, identificou mais de dez propriedades e terrenos pertencentes a empresas registradas em nome dos irmãos Tate.
Se os promotores conseguirem provar que os dois ganharam dinheiro por meio de atividades ilícitas, incluindo tráfico de pessoas, os ativos apreendidos poderão ser usados para cobrir despesas da investigação e indenizar as vítimas, afirmou Ramona Bollla, porta-voz do DIICOT.
O órgão afirmou ter identificado seis vítimas no caso de tráfico humano submetidas a “atos de violência física e coerção mental” ? elas teriam sido exploradas sexualmente pelos membros do suposto grupo criminoso.
A agência disse que as vítimas foram atraídas com falsas promessas de relacionamento e, posteriormente, intimidadas, mantidas sob vigilância e submetidas a outras táticas de controle enquanto eram coagidas a participar de atos descritos como pornográficos.
Carros apreendidos
Veja, abaixo, imagens dos veículos de Andrew Tate recolhidos neste sábado:
Fonte G1 Brasília