REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Após cirurgia, Lula participa de reunião virtual com Fiocruz para discutir vacinação no país

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Afastado das agendas públicas, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta quinta-feira (24) de reunião virtual com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre os assuntos discutidos, segundo a equipe de Lula, estão o Programa Nacional de Imunização (PNI) e os recursos do Orçamento destinados à saúde.

Lula participou do encontro fechado de forma remota, diretamente da sua residência no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Ele está em repouso, a pedido da equipe médica que o acompanha, em razão de uma cirurgia para retirada de lesões na prega vocal esquerda, ocorrida no último domingo (20).

De acordo com a assessoria do presidente eleito, ele defendeu o aumento de investimentos em inovação na saúde e a recuperação do PNI. Lula também repetiu declarações feitas durante a campanha de que a saúde não será encarada como um gasto para o novo governo.

“Participei agora de reunião online com especialistas em saúde sobre o Programa Nacional de Imunizações, nosso programa de vacinas, que sofreu tanto nos últimos anos. Vamos trazer de volta o Zé Gotinha e fazer do Brasil mais uma vez referência mundial em vacinação”, escreveu em uma rede social.

Em vídeo obtido pela TV Globo, Lula disse que o novo governo não pode deixar que brasileiros esperem por “meses” ou “anos” atendimentos especializados após consultas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Esse povo tá muito sofrido, sabe? O povo, ele até consegue ir à UPA, mas depois da UPA ele não consegue mais nada. Depois da UPA, ele fica meses esperando, anos esperando, e não podemos deixar isso”, declarou.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, afirmou que Lula “quer fazer o SUS [Sistema Único de Saúde] voar”.

“Ele não pediu, ele encomendou as melhores propostas para melhorar o acesso aos serviços assistenciais do SUS e para recuperar rapidamente as coberturas vacinais. Nós topamos o desafio”, disse.

Além de representantes da Fiocruz e especialistas em saúde, o encontro contou com a participação de cinco ex-ministros da Saúde, o senador Humberto Costa (PT-PE), o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS