A proposta inclui a fusão de algumas secretarias e a redução de cargos comissionados.
“Nós trabalhamos com a ideia de 10% de contingenciamento, no mínimo, do custeio da máquina. Em relação aos cargos comissionados, nós vamos fazer uma grande avaliação porque, no nosso entendimento, é possível fazer uma diminuição”, explicou.
Igor Normando (MDB) foi eleito prefeito de Belém com 56,36% dos votos válidos no domingo (27), derrotando o candidato Delegado Éder Mauro (PL).
A futura gestão quer atuar de forma descentralizada, com criação de subprefeituras nos oito distritos administrativos. Segundo Igor, as subprefeituras atuarão de forma autônoma e terão o papel de fiscalizar serviços oferecidos nos bairros e dialogar com as secretarias.
O emedebista também vai criar um Comitê Gestor para acompanhar as obras da COP-30. Ao todo, quatro obras são administradas pelo município e devem ser entregues até novembro de 2025, quando ocorrerá a Conferência das Partes.
“Esse comitê gestor será responsável pela fiscalização das obras que estão acontecendo na cidade. Isso tudo de forma muito focada. Quem vai estar no comitê gestor, vai cuidar apenas das obras da COP”, destacou.
O novo prefeito vai assumir a administração de Belém com o apoio da maioria da Câmara Municipal.
A partir da vitória no segundo turno das eleições, a expectativa é que o processo de transição comece ainda esta semana, com a nomeação de quem fará parte deste trabalho inicial. Até o momento não há nomes definidos para assumir as secretarias do município.
Apuração 2º turno
O emedebista toma posse em 1º de janeiro de 2025, e terá como vice o empresário Cássio Andrade (PSB).
O número de abstenções neste segundo turno foi de 25,19% (266.092). Em relação às eleições passadas, em 2020, houve um aumento de 56.371 mil abstenções.
De acordo com dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), o candidato recebeu R$ 2.933.408,11 de recursos para investir na campanha à prefeitura de Belém.
Perfil
Igor Normando tem 37 anos e já atuou como titular da Secretaria de Estratégia de Articulação e Cidadania (Seac) do Pará entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.
Ele deixou o Podemos e se filiou em março de 2024 ao MDB, partido do governador Helder Barbalho, para se tornar pré-candidato à prefeitura de Belém.
Primo de Helder Barbalho, Igor Normando atuou como vereador por dois mandatos em Belém (entre 2013 e 2019). Ele é defensor da causa animal e foi eleito deputado estadual pelo Pará em 2018, sendo reeleito em 2022.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Fonte G1 Brasília