REDES SOCIAIS

24°C

Após recorde de mortes por dengue em 2024, governo monitora 6 estados com aumento de casos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (9) que monitora seis estados brasileiros com aumento de casos de dengue.

Segundo a pasta, nas últimas semanas, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Espirito Santo e São Paulo juntos representaram um aumento de 84% dos registros da doença.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Em 2024, o Brasil teve um recorde histórico, com 6,6 milhões de casos confirmados e 6 mil mortes pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

“Nós estamos no processo de implementação do plano de enfrentamento a dengue. O plano que foi lançado no mês de setembro foi apresentado todos detalhes (…). Naquele momento definimos quais seriam os eixos de nossa atuação. Esses eixos envolvem ações de prevenção, na linha do ‘prevenir, sempre, melhor do que remediar'”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o aumento em relação a 2023 em número de casos de dengue foi de mais de 303%.

Novas tecnologias

A Ministra da Saúde destacou ainda que o plano de enfrentamento à dengue neste ano vai contar com o auxílio de novas tecnologias.

Uma das tecnologias citadas foi o método Wolbachia, que consiste em inserir no ambiente mosquitos Aedes Aegypti modificados em laboratório.

Pesquisadores da Fiocruz retiram uma bactéria da mosquinha da fruta, a chamada Wolbachia, e injetam no mosquito fêmea.

Eles descobriram que o cruzamento de um macho com Wolbachia com uma fêmea sem bactéria interrompe o ciclo de reprodução do mosquito. Já as fêmeas que têm a Wolbachia herdam a bactéria.

– Esta reportagem está em atualização

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS