O bilionário Elon Musk afirmou que pode criar um novo partido político nos Estados Unidos caso o Congresso aprove um megapacote fiscal proposto pelo presidente Donald Trump. Em um post no X, nesta segunda-feira (30), ele disse que a legenda se chamará ?Partido da América?.
O pacote que está em tramitação no Congresso foi um dos principais motivos para o rompimento entre o bilionário e o presidente no fim de maio. Segundo Musk, o projeto de Trump aumentará os gastos públicos e poderá levar os EUA à falência.
“Se esse projeto de lei de gastos insanos for aprovado, o Partido América será formado no dia seguinte”, publicou Musk.
Atualmente, os Estados Unidos funcionam no modelo bipartidário, com os partidos Democrata e Republicano dominando os cargos políticos. Outras legendas existem no país, mas têm pouca força e dificilmente elegem parlamentares.
Segundo Musk, o ?Partido da América? representaria uma alternativa ao modelo ?democrata-republicano?.
O bilionário disse ainda que fará de tudo para que os congressistas que apoiarem a medida percam as próximas eleições. Musk foi o principal financiador da campanha republicana em 2024. No ano que vem, haverá novas eleições para renovar a Câmara dos Representantes e parte do Senado.
De acordo com o Escritório de Orçamento do Congresso, o projeto que está sendo criticado por Musk pode ter um impacto de US$ 3,3 trilhões na dívida pública. Entre os principais pontos da medida estão:
- Mantém e amplia cortes de impostos para famílias e empresas.
- Eleva o valor da dedução padrão no imposto de renda para casais e famílias.
- Cria uma dedução para idosos e para trabalhadores que recebem gorjetas, como garçons.
- Amplia benefícios fiscais para empresas.
- Revoga incentivos para energia solar e eólica e dá novos benefícios para o carvão.
- Prevê novas regras para o sistema de saúde pública, conhecido como Medicaid.
- Aumenta o limite da dívida pública dos EUA para evitar calote.
LEIA TAMBÉM
Divórcio
No fim de maio, Musk deixou o governo após comandar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês). Ele havia sido nomeado por Trump para cortar gastos federais. O bilionário encerrou milhares de empregos e contratos.
Apesar da saída discreta, Trump elogiou Musk em uma cerimônia que marcou o fim do mandato do bilionário à frente do DOGE.
Uma seaman depois, no entanto, os dois protagonizaram uma briga pública. Durante um encontro com o chanceler alemão Friedrich Merz, na Casa Branca, Trump afirmou estar decepcionado com Musk por causa das críticas que o bilionário fez ao projeto de lei que tramita no Congresso.
Trump disse ainda que Musk já sabia que o projeto seria enviado ao Congresso e que não sabe se eles terão “uma ótima relação como antes”.
Pouco depois, Musk respondeu pelo X. Ele negou ter sido informado sobre o projeto e afirmou que Trump estava sendo ingrato: ?Sem mim, Trump teria perdido a eleição?.
Em seguida, Trump reagiu no Truth Social com uma ameaça: ?A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk?.
Veja um resumo da briga abaixo.
Fonte G1 Brasília