REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Arena Pantanal tem iluminação inferior ao padrão da CBF e é barrada em vistoria da Conmebol

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Principal palco do futebol mato-grossense e casa do Cuiabá no Campeonato Brasileiro, a Arena Pantanal tem um ponto que inspira preocupação: a iluminação do gramado.

O estádio não atende aos níveis mínimos exigidos pela CBF e recentemente foi reprovada numa vistoria da Conmebol. O Governo do Estado de Mato Grosso, proprietário da Arena, colocou o local à disposição da entidade para sediar a final da Libertadores desse ano, mas a inspeção barrou a candidatura.

O laudo, datado de 16 de fevereiro, aponta que, dos 339 refletores, há 132 lâmpadas queimadas. O nível médio apresentado foi de 1.345 lux (unidade de medida da iluminação) na horizontal. A Conmebol pede entre 1.950 e 2.600 lux, enquanto o Regulamento de Licença de Clubes da CBF indica que o mínimo exigido é de 2.500 lux na horizontal desde 2021.

O governo garante que, de acordo com a última vistoria, a Arena está apta a receber os jogos do Brasileirão e por isso não mostra pressa por uma solução. Uma nova vistoria da entidade que organiza o futebol brasileiro não está programada para acontecer.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso é responsável pela administração do estádio e informou à reportagem do ge, por meio do secretário adjunto David Moura, que a manutenção dos refletores está em pauta, mas não tem prazo para ser realizada.

Uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal foi construída inicialmente com 3.500 lux, dentro das recomendações da FIFA. Desde então, não houve reparo nos refletores.

A pasta ainda estuda implantar iluminação de LED na Arena Pantanal em um futuro próximo. A tecnologia é mais atual e é encontrada em estádios como Allianz Parque, do Palmeiras, e Couto Pereira, do Coritiba.

A Arena Pantanal receberá dois jogos da Série A em sequência. Primeiro no duelo do Cuiabá contra o Bragantino, neste sábado, às 17h30 (de MT), pela segunda rodada, e depois diante do Grêmio, no dia 30 de abril, também às 17h30, na terceira rodada.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS