REDES SOCIAIS

29°C

Arthur Lira cancela participação em evento que marca um ano dos atos golpistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cancelou nesta segunda-feira (8) a presença no evento no Congresso Nacional que marcará um ano dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

Segundo a assessoria de Lira, o político seguia em Alagoas na manhã desta segunda e não retornaria à capital federal em razão de “problemas de saúde na família”.

A previsão do cerimonial era de que Arthur Lira compusesse a “mesa de honra” e discursasse no evento do Congresso. Devem falar nesse ato:

  • o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva;
  • o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG);
  • os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também deve discursar representando os governos estaduais. Outras autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja e a segunda-dama Lu Alckmin também devem compor a mesa de honra.

Pela manhã, Lira fez uma sequência de postagens no X (antigo Twitter) sobre a data.

“Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”, diz o início da mensagem, que ressalta o papel da Câmara no enfrentamento à tentativa de golpe.

“Diálogo, busca pela formação de consensos e respeito ao dissenso e às minorias foram as marcas de um ano histórico, em que a Câmara dos Deputados cumpriu sua missão constitucional de legislar. […] A democracia, exercida por cada um dos três poderes nos termos delimitados pela Constituição, é o único caminho possível para o desenvolvimento, prosperidade, geração de emprego e renda e bem estar dos brasileiros e brasileiras”, segue a postagem.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS