REDES SOCIAIS

37°C

Arthur Lira integra a base do governo, diz ministra Gleisi Hoffmann

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira (5) que o deputado e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), integra a base de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A fala chamou a atenção porque Lira foi um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem apoiou nas eleições de 2022.

“Acredito que pela posição do deputado Arthur Lira, inclusive que integra a base do governo, [ele] não tenha uma posição de contra o governo nessa matéria [da anistia]”, disse a ministra. Questionada sobre a afirmação, Gleisi justificou: “Eu não vi ele romper junto com Ciro Nogueira [presidente do PP], então ele deve ter ficado. E, obviamente, que o deputado também tem participação no governo”.

A ministra explicou que, para aprovar projetos, o governo precisou construir uma aliança ampla no Congresso. “Eu não posso brigar com o povo que elegeu o congresso como elegeu. Se nós fôssemos contar só com a nossa base que se elegeu junto com o presidente, nós não somos 130 deputados. Para aprovar um projeto com esse quórum é impossível”, declarou.

Gleisi elogiou a atuação de Lira como relator do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. “Ele apresentou um relatório […] que nós gostamos, acho que é um relatório muito bom”, disse.

LEIA MAIS

Segundo o blog do Gerson Camarotti, para ministros do STF e integrantes do primeiro escalão do governo Lula, o grande articulador da pauta e responsável pela versão radical do texto da anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado é Arthur Lira.

Arthur Lira presidiu a Câmara dos Deputados de 2021 a 2024. Nos dois primeiros anos à frente da Casa Legislativa, Jair Bolsonaro estava no Palácio do Planalto.

Em 2022, Lira apoiou Bolsonaro na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o político do PL.

Apesar de terem caminhado em lados opostos na última eleição presidencial, Lula e Lira tiveram bom relacionamento nos primeiros dois anos de mandato do petista.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS