Todos os presos pela Polícia Federal após os atos terroristas aos prédios dos três poderes, nesse domingo (8), responderam a questionário que perguntava sobre o financiamento para ida ao Distrito Federal, as redes sociais dos golpistas e se os terroristas danificaram algum bem público.
Veja abaixo os questionamentos feitos pela PF aos golpistas presos:
- Você veio de qual cidade?
- Qual a sua fonte de renda?
- Quem financiou a sua vinda (colocar nome e telefone)?
- Quando chegou ao acampamento localizado aos redores do quartel general do Exército brasileiro?
- Quais as redes sociais que utiliza?
- Quais são as suas contas (nome do perfil)?
- Incentivou as manifestações?
- Você participou das manifestações na Praça dos Três Poderes no 08/01/2023?
- Em caso positivo, entrou em algum prédio público?
- Você danificou algum bem público?
- Você saberia apontar alguma pessoa que danificou o patrimônio público na Esplanada dos Ministérios?
O questionário foi obtido pelo g1 e confirmado por fontes da Polícia Federal. O documento, que é intitulado de “Termo de Qualificação e Interrogatório”, apresenta as garantias constitucionais dos presos e pede autorização aos golpista para o envio de intimação.
LEIA TAMBÉM
- NOME: Empresário que invadiu prédio dos três poderes se pintava como indígenas durante atos golpistas
- ROSTOS: Golpistas identificados: veja nomes de invasores da Praça dos Três Poderes
- DESTRUIÇÃO: Quadro ‘esfaqueado’, sala da Janja depredada, policial espancado: VÍDEO mostra locais dos ataques terroristas em Brasília; assista abaixo
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Questionário
O documento obtido foi respondido por uma pessoa, de 21 anos. Entre as respostas, o golpista afirma que não tinha sido preso anteriormente, que é locador de imóveis e tem renda mensal de R$ 2,2 mil.
Sobre o financiamento, a pessoa responde que ela que financiou a ida a Brasília, junto a outros amigos. Sobre os atos de vandalismo aos prédios dos 3 Poderes, o preso respondeu que não danificou nenhum bem público e que “não saberia” identificar vândalos que danificaram os prédios públicos no Distrito Federal.
Ato terrorista
Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, nesse domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.
Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d’água do Congresso.
Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa. Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Fonte G1 Brasília