Mato Grosso encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 com um resultado expressivo: mais de 50 medalhas conquistadas, sendo 18 de ouro, na principal série da competição nacional. O evento, que reuniu cerca de 5 mil atletas com idades entre 12 e 14 anos, foi realizado de 7 a 27 de outubro, em Uberlândia (MG). Outras 34 medalhas mato-grossenses vieram nas séries prata e bronze, consolidando o desempenho do estado entre os destaques da edição.
Três fases de competições
As disputas foram divididas em blocos de modalidades.
O primeiro grupo competiu de 7 a 10 de outubro, nas modalidades badminton, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia.
Entre 13 e 18 de outubro, ocorreram as provas de atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo.
O terceiro bloco, iniciado em 19 de outubro, reuniu basquetebol, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez. Os atletas desse último grupo retornam a Cuiabá nesta terça-feira (28.10).
Destaques e campeões
Entre os campeões brasileiros escolares estão David Henrique Gomes (judô), Maria Eduarda de Noronha (taekwondo), Luiz Felipe Brasil e Wislaine Moares Rocha (atletismo), Miguel Moreira Barbosa (atletismo adaptado) e a equipe da Escola Fernando Leite, de Várzea Grande, no futsal feminino.
Mato Grosso também subiu ao pódio em outras 12 ocasiões na série ouro, com uma medalha de prata e 11 de bronze, conquistadas principalmente nas modalidades de judô e atletismo.
Na série prata, o estado somou 17 medalhas, distribuídas entre atletismo, karatê, wrestling, xadrez, natação, voleibol masculino, vôlei de praia e xadrez.
Outras 17 medalhas de bronze vieram de atletas do basquetebol masculino, karatê, wrestling, atletismo, atletismo adaptado e taekwondo.
Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e têm como objetivo promover a integração e o desenvolvimento do esporte estudantil em todo o país.
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) foi responsável por custear as viagens, além de organizar as seletivas regionais e estaduais que definiram os representantes de Mato Grosso. A delegação contou com 216 estudantes, de escolas públicas e privadas de diversos municípios.
Fonte GE Esportes