O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, homenageou neste domingo (2) o jurista Sepúlveda Pertence, que morreu em Brasília aos 85 anos.
Em nota, Lula afirmou que “José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil”.
“Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse Lula.
“Por isso, era respeitado por todos. Tive o privilégio de ter em Sepúlveda um amigo e também um grande advogado. Neste momento de perda, meus sentimentos aos seus familiares, em especial aos seus filhos, aos amigos e aos admiradores de Sepúlveda Pertence”, escreveu.
SAIBA MAIS:
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Considerado um dos grandes juristas brasileiros, Sepúlveda Pertence estava internado no Hospital Sírio Libanês. Segundo o STF, ele morreu de insuficiência respiratória.
Sepúlveda foi nomeado ministro do STF pelo então presidente José Sarney. Também foi procurador-geral da República e atualmente exercia a advocacia (veja perfil).
Segundo a família, o velório será no salão branco do STF nesta segunda-feira (3), a partir das 10h. O enterro será na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança em Brasília.
Em nota, os filhos do jurista, Evandro Pertence, Eduardo Pertence e Pedro Paulo Pertence, afirmaram que, “com um aperto no coração, mas cientes do caráter inexorável do destino, informamos que nosso amado pai, Sepúlveda Pertence, faleceu na madrugada deste domingo, no hospital Sírio Libanês, onde estava internado há mais de uma semana”.
Fonte G1 Brasília