REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Autores de incêndios criminosos serão identificados e terão que recuperar biomas, diz Sarrubbo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, afirmou nesta quinta-feira (12) em entrevista à GloboNews que os autores dos incêndios criminosos recentes, em meio à maior estiagem da história do país, terão de indenizar a população e restaurar os biomas.

Segundo Sarrubbo, há uma “cultura” de queimadas no agronegócio, que “vem de longa data”. E um “olhar com condescendência” no Brasil para os crimes ambientais.

“Como é que nós mudamos essa cultura? Aqui é caso realmente de repressão dentro da lei, nos termos da lei. E o Ministério da Justiça tem incentivado, não só essa repressão com os bombeiros, e procurando apagar os incêndios”, afirmou.

“Crime ambiental precisa ser punido de forma muito severa, porque nós estamos lidando com a vida da pessoas. Essas pessoas estão sendo identificadas e serão responsabilizadas. Não só sob o prisma criminal, mas também sob o prisma da indenização, da reposição do bioma, porque é indispensável”, declarou.

“Há uma questão climática que é muito clara. A seca que nós estamos enfrentando foge de todos os padrões, era imaginada para daqui a uma, duas décadas”, disse Sarrubbo.

O secretário disse no entanto que, embora seja necessário identificar e punir os criminosos, não acredita que uma possível elevação das penas seja o mais importante no momento.

“O mais importante é a punição. Não é a intensidade da pena que vai impedir o indivíduo de praticar o crime, as penas são adequadas, a lei é relativamente recente. O que precisamos é reestruturar os sistemas de controle. […] Eu tenho muita restrição a esse tipo de alteração legislativa pontual. Começamos a ter alguns problemas, aí aumenta-se a pena, um crime novo. Isso geralmente, em direito penal, não funciona”, afirmou Mário Sarrubbo.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Penas administrativas

Mário Sarrubbo também foi questionado pela GloboNews sobre a necessidade de aplicar penas administrativas a fazendeiros e empresários envolvidos nessas queimadas ? por exemplo, a proibição de contrair empréstimos com dinheiro público.

“Acho que tem que haver punição na esfera penal, na esfera civil ambiental com a reparação do dano ambiental. Mas também, sanções no campo administrativo. Não é possível que se consiga financiamento do Tesouro, até outros no campo privado. Tem que haver medidas, costumam ser muito eficientes porque inviabilizam um negócio ilícito”, defendeu.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS