REDES SOCIAIS

33°C

Barranco quer combate a jogos que induzem menores à automutilação e ao suicídio

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

 

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) aprensentou um Substitutivo Integral ao Projeto de lei nº 386/2023. A medida visa criar um Programa de Valorização da Vida nas escolas. O substitutivo altera e acrescenta redação a Lei nº 10.949 de 01 de outubro de 2019 que “Cria o Programa de Prevenção e Combate a Jogos que Induzem Crianças e Adolescentes à Automutilação e ao Suicídio e dá outras providências.”

O deputado justifica que estima-se que um a cada cinco adolescentes já praticou a autolesão não suicida pelo menos uma vez na vida. O fenômeno da autolesão, durante muito tempo, foi associado a personalidade emocionalmente instável. “Essa é a realidade das crianças e adolescentes brasileiros. Cada dia mais comum, a automutilação traz a dor emocional que cada um carrega. Os índices são preocupantes. A maioria dos casos de autolesão ocorre entre a pré-adolescência e o adulto jovem, ou seja, entre 10 até 25 anos”.

Barranco comenta ainda no substitutivo que ospecialistas afirmam que os atingidos têm uma dura realidade, abuso físico e sexual, maus-tratos, separação parental, ciclo familiar instável e precário, condições sociais desfavoráveis, além disso, não possuem a noção real da vida, não conseguem se defender de alguma situação de perigo. “O mundo virtual também tem suas mazelas, traz para o adolescente uma realidade utópica, idealizada, entristecida, solitária, frágil, vulnerável, fazendo com que não suporte as frustrações do mundo real”.

Nesse sentido, a escola é ambiente estratégico para a implantação de uma abordagem de prevenção, pois é o local onde as crianças e os adolescentes passam mais tempo. “Apresento este projeto para salvarmos nossos jovens da automutilação e do suicídio, com um Programa de Valorização da Vida nas escolas”.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS