Em coletiva de imprensa na noite deste domingo (26), ? já manhã de segunda-feira (27) na Malásia ?, o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu o que foi falado sobre Bolsonaro em conversa com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
Lula afirmou a Trump que foi uma inverdade o que foi dito do julgamento de Bolsonaro em carta dos EUA para justificar taxação ao Brasil.
O petista disse que explicou ao presidente norte-americano que “foi um julgamento muito sério, com provas muito contundentes”.
“Eu disse para ele a gravidade do que eles tentaram fazer no Brasil. Disse a ele que eles têm um plano para matar a mim, para matar meu vice-presidente, matar o presidente Alexandre de Moraes”, disse Lula.
O presidente ainda afirmou que as provas apresentadas são baseadas em relatos das pessoas que estão sendo julgadas, e não “provas da oposição”.
“E eles foram julgados com direito de defesa, que eu não tive quando eu fui processado. E que, portanto, isso não está em discussão”, declarou.
Lula ainda disse que “ele sabe que rei morto, rei posto. Ele sabe, o Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira”.
“Com três reuniões que você fizer comigo, você vai perceber que o Bolsonaro era nada praticamente”, disse Lula a Trump em encontro na Malásia.
Antes do encontro entre Lula e Trump começar, eles falaram rapidamente com a imprensa. Ao ser questionado sobre Bolsonaro, Trump afirmou que ficava triste com o ocorrido ao ex-presidente, mas que ‘não interessava’ à imprensa se assunto seria tratado ou não.
Encontro entre Lula e Trump
A reunião entre os presidentes, que aconteceu neste domingo (26), marcou um novo passo das negociações entre os dois países. Veja a íntegra do encontro ao final desta reportagem.
Essa foi a primeira vez que os líderes se encontraram oficialmente para conversar sobre as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras. Antes disso, Trump e Lula chegaram a falar por telefone e se encontraram brevemente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.
Em entrevista a jornalistas após a reunião, o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o encontro foi positivo, e reiterou que Lula voltou a pedir a suspensão das tarifas durante o período de negociação.
Entenda nesta reportagem o que foi discutido na reunião entre Lula e Trump e quais os próximos passos.
Fonte G1 Brasília