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Botelho garante que AL vai ?separar? verba para construção da MT-030

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Após a série de problemas envolvendo os últimos acontecimentos na “Estrada da Chapada” (MT-251), o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB), garantiu que os deputados devem “reservar” um valor de R$ 100 milhões no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 para a construção da rodovia MT-030, nova rota que ligará Cuiabá a Chapada dos Guimarães (65 Km de Cuiabá).

A possibilidade de construção da nova via voltou ao debate político em MT após quase 10 anos. Foram registrados vários deslizamentos consecutivos de terra na região do “Portão do Inferno”. Há ainda um impasse do Governo do Estado, que travou uma batalha junto ao responsável pelo Parque de Nacional de Chapada, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) possa realizar obras de correção no local.

A jornalistas, Botelho disse que a intenção é que o Legislativo forneça o projeto da construção da MT-030 ao Governo para acelerar a viabilização da rodovia.

“Nós colocamos recurso para essa rodovia na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentares] e vamos colocar na LOA, que iremos votar em janeiro. Também estamos negociando com o Governo para fazermos o projeto com dinheiro da AL, para acelerar”, esclareceu.

“É uma proposta para ajudar. Nós não abrimos mão dessa rodovia e vamos trabalhar para ela ser executada”, afirmou.

A MT-251 é uma rodovia considerada longa (aproximadamente 65 Km) e perigosa, e já foi palco de vários acidentes fatais, devido às várias curvas acentuadas e o fato de não ser 100% duplicada. Já a MT-030 é mais curta, e terá pouco mais de 30km, com menos curvas, fazendo do trecho mais seguro.

Acontece que a construção da via alternativa terá desafios na engenharia, por ter que “subir a serra” da Chapada. Por esse motivo, o governador Mauro Mendes disse, na última semana, que acredita que é preciso tempo para avaliar qual a solução mais viável para vencer o obstáculo natural e não crê que o projeto fique pronto em 2024.

“É uma alternativa, no entanto [a construção] não começa em 2024. É impossível, porque tem que fazer um projeto difícil. Nós temos a alternativa”, disse o governador.

Fonte: Isso É Notícia

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