O deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL) afirmou nesta segunda-feira (19) que pretende concorrer à prefeitura da capital paulista nas eleições municipais de 2024.
Boulos anunciou a decisão durante cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos por São Paulo. O evento aconteceu na Sala São Paulo, região central da cidade.
Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), ele também descartou a possibilidade de integrar um ministério no governo Lula (PT).
Questionado pela TV Globo se colaboraria mais no Congresso ou em algum ministério, Boulos disse:
“Eu vou colaborar no Congresso Nacional, acima de tudo porque eu pretendo ser candidato a prefeito de São Paulo daqui a um ano e meio. Se eu fosse para o ministério do presidente Lula, eu teria que me desincompatibilizar daqui a um ano, ou seja, não dá para você fazer um trabalho com começo, meio e fim”.
“Fui eleito por mais de um milhão de pessoas e quero honrar esses votos”, garantiu.
“Eu acho que tem pessoas muito qualificadas para ocupar o Ministério das Cidades, pessoas do campo progressista. Ao mesmo tempo, pretendo exercer uma batalha fundamental, que vai ser na Câmara dos Deputados. A gente enfrentar esse clima de ódio do bolsonarismo”, completou o deputado do PSOL.
Boulos era pré-candidato ao governo do estado até sete meses antes das eleições deste ano, mas optou por concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados e obteve votação expressiva ? foi o candidato mais bem votado em SP, com pouco mais de 1 milhão de votos.
2ª tentativa
Guilherme Boulos já tentou a Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2020. Na ocasião, enfrentou Bruno Covas (PSDB), mas saiu derrotado. O tucano foi eleito prefeito da capital com 59,38% (3.169.121) dos votos, contra 40,62% (2.168.109) de Boulos.
Fonte G1 Brasília