O Cuiabá tem sofrido para colocar a bola no fundo das redes adversárias. Pior ataque da Série A, o time auriverde marcou nove gols em 14 jogos, e já soma três rodadas de seca. A baixa efetividade ofensiva resulta em números discretos para os centroavantes do Dourado no Brasileirão.
Principais peças para a posição, André Felipe, Jenison e Elton, juntos, somam quatro tentos no campeonato. Os outros gols são divididos entre Uendel, Valdívia, Éverton, Rodriguinho e Alesson.
Titular em boa parte do Brasileiro, André se destaca como o artilheiro da equipe e único jogador a balançar a rede mais de uma vez na competição.
Como efeito de comparação, a essa altura do campeonato na temporada passada, os atletas do comando de ataque auriverde tinham anotado nove dos 13 gols da equipe na Série A – quase 70%.
Os números abaixo na atual edição podem ser explicados, também, pelo poder de construção do Cuiabá. Segundo estatísticas da ferramenta SofaScore, o time auriverde é o último colocado no quesito grandes chances criadas.
– No último jogo, já criamos muitas situações, mas não concretizamos, não fomos efetivos. Mas para isso estamos trabalhando, não é apenas uma responsabilidade dos atacantes, mas sim de toda a equipe – afirmou o meia do Dourado, Kelvin Osorio.
Com foco em colocar fim ao jejum de três jogos sem marcar gols e voltar a vencer, o Cuiabá visita o Avaí neste domingo, na Ressacada, às 10h (de MT), pela 15ª rodada do Brasileirão. Para deixar o Z-4, o Dourado precisa da vitória, além de torcer por tropeços de América-MG e Coritiba.
Fonte GE Esportes