REDES SOCIAIS

35°C

Caio Almeida iguala recorde de medalhista olímpico e destaca Mato Grosso no tiro esportivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Caio Almeida, de 21 anos, alcançou um feito histórico neste domingo (20), durante a disputa da 3ª Prova Centralizada de Carabina e Pistola, realizada na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro.

O atleta alcançou 582 pontos na Pistola de Ar Masculino, igualando o recorde brasileiro júnior da modalidade.

A marca histórica pertencia a Felipe Wu, medalhista olímpico, e havia sido estabelecida em 2 de outubro de 2009, em São Paulo, sendo igualada pelo próprio atleta novamente em 1º de julho de 2011, no Rio de Janeiro.

Agora, 14 anos depois, o recorde volta a ser alcançado ? desta vez por Caio, uma das promessas da nova geração do tiro esportivo brasileiro que comemorou muito o feito.

– A sensação é de felicidade total! O trabalho é o mesmo de sempre: treinar, treinar e treinar. Entrei na prova como em todas as outras, focando em fazer o meu melhor, sem pensar no resultado.O que eu espero para as próximas competições é não apenas manter os resultados que venho alcançando, mas melhorar aos poucos e manter a constância, independentemente do nível da competição.

Trajetória

Natural de São Paulo, o jovem atleta representa o estado de Mato Grosso nas competições nacionais. Sua história na modalidade começou em 2019, quando participou da última etapa do Campeonato Brasileiro de Pistola de Ar Masculino.

Na ocasião, ainda não treinava oficialmente e sequer possuía uma pistola própria. Foi graças à generosidade da ex-atiradora olímpica Tânia Giansante, que emprestou uma arma a Caio que conseguiu competir.

Mesmo sem preparação, foi para a final e usou uma pistola antiga. Fez pouco mais de 500 pontos.Em 2020, tomou a decisão de iniciar os treinos com o técnico Silvio Aguiar mesmo com a pandemia e falta de competições.

Logo no seu primeiro Campeonato Brasileiro, em 2020. Naquele ano, em razão da pandemia, foi realizada apenas a final da competição, no Rio de Janeiro. Caio venceu a prova, com 560 pontos.

A partir de 2021, passou a ser convocado para representar o país em competições como atleta júnior. Ainda nesse ano, conquistou a medalha de prata na Pistola de Ar Masculino e, em dupla com Sara Lais, a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali.

Ele seguiu treinando com Silvio Aguiar até o início de 2024, cerca de um mês antes do Regional Centro-Oeste. A partir de então, passou a ser orientado pelos técnicos Vladimir e Silveiro, com quem segue trabalhando atualmente.

II Jogos Pan-Americanos Júnior

Caio disputou o 1º Campeonato das Américas de Carabina e Pistola e conseguiu classificação para o Pan Americano Juniors que será disputado no mês de agosto, em Assunção, no Paraguai. O medalhista de ouro de cada prova garante vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS