REDES SOCIAIS

27°C

Câmara dos Deputados formará junta médica para avaliar saúde de David Miranda; deputado pode ser suspenso do mandato

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Câmara dos Deputados determinou a criação de uma junta médica para analisar o estado de saúde de David Miranda e a capacidade de ele reassumir o mandato como deputado federal, como noticiou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

David Miranda está internado desde o dia 5 de agosto na UTI da Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com um quadro de infecção gastrointestinal, que evoluiu para uma sepse ? infecção generalizada.

O ato 258/2022 é do dia 26 de outubro, e segue o artigo 237 do Regimento Interno da Câmara.

?O presente ato determina a constituição de junta médica para verificar se David Miranda detém condições para exercer o mandato parlamentar, tendo em vista encontrar-se provisoriamente curatelado?, justificou o presidente da Câmara, Arthur Lira.

O regimento determina que a junta será constituída de, no mínimo, três médicos de reputada idoneidade profissional, não pertencentes aos serviços da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

?Para a formação dessa junta, o Departamento de Assistência à Saúde (DAS) da Câmara está buscando alternativas. Uma delas é que a junta seja indicada e a avaliação ocorra pelos próprios médicos do hospital em que o parlamentar está internado?, explicou a assessoria de imprensa da Câmara ao g1.

Mandato suspenso

A assessoria informou ainda que não há precedentes na casa de aplicação do art. 237 do Regimento Interno, com a formação de junta médica formada por médicos de fora da Câmara dos Deputados.

Caso fique comprovada a incapacidade de David Miranda, ele será suspenso do exercício do mandato, sem perda da remuneração, enquanto durarem os seus efeitos, e um suplente poderá ainda ser convocado para assumir a vaga.

David tentou se candidatar à reeleição no pleito de 2022, mas diante dos seus problemas saúde, seu marido, o jornalista Glenn Grenwald, retirou sua candidatura para que ele pudesse se concentrar em sua recuperação.

Marido fez desabafo com três meses e internação

Ao completar três meses de internação, o marido do deputado federal David Miranda, o jornalista Glenn Greenwald fez um longo texto desabafando sobre a montanha-russa de emoções que tem vivido com a saúde de Miranda.

Em seu site, Glenn contou que David foi internado no dia 5 de agosto com dores abdominais, com as quais já vinha convivendo e, ao chegar à emergência, recebeu o diagnóstico de vários órgãos do sistema gastrointestinal estavam gravemente inflamados e infectados.

O deputado desenvolveu um quadro de sepse ? infecção generalizada -, que se espalhou e começou a comprometer um órgão após o outro: pâncreas, rins, fígado e pulmões.

Glenn contou ainda que David precisou ser intubado no dia 15 de agosto e, uma semana depois, passou por uma traqueostomia, para poder respirar melhor.

?A dificuldade em fornecer atualizações sobre a condição de David decorre da natureza de sua doença. O quadro muda radicalmente de um dia para o outro. David pode passar uma semana mostrando melhorias consistentes que fazem nós e seus médicos acreditarem que ele está finalmente chegando perto de sair da UTI, mas complicações surgem sem aviso prévio e mudam drasticamente a trajetória?, disse.

O jornalista contou ainda que por ora, eles lutam contra uma infecção pulmonar, o que diminui o entusiasmo da saída da UTI, que tinha manifestado recentemente.

?Sei que é difícil para algumas pessoas entenderem como alguém tão jovem, forte e saudável pode acabar passando tanto tempo na UTI. É apenas a relativa juventude e força de David – física, mental e espiritual – que o permitiu atravessar alguns desses momentos extremamente aterrorizantes?, diz agradecendo ainda a dedicação dos médicos e especialistas que atenderam o marido.

Glenn agradeceu ainda o apoio dos filhos, que têm sido fundamental para atravessar o momento de insegurança em relação à vida de David.

?Não sei qual será o resultado da hospitalização de David. Ninguém sabe. Mas eu sempre acreditei e ainda acredito que David vai se recuperar totalmente e voltar para casa para sua família. A única certeza que tenho é que isso mudará David de maneira profunda e para melhor, da mesma forma que mudou a mim, nossos meninos e todos na vida de David que estão passando por isso conosco?, termina.

A internação

David Miranda foi internado no dia 5 de agosto em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro após sentir fortes dores abdominais, que foram diagnosticadas como um quadro de infecção gastrointestinal. Miranda também teve uma série de complicações, que tornaram o quadro grave.

No dia em que foi internado, David Miranda gravou um vídeo no hospital dizendo que já estava se sentindo mal há uns dias. O político previa participar da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Niterói, na Região Metropolitana, e lamentou não poder comparecer ao evento.

“Estou no hospital aqui, estou me cuidando. Se cuidem também. Estamos juntos! Eu estava bem animado para estar com vocês, mas terão outras paradas. A gente vai celebrar a nossa orientação sexual, nossa identidade de gênero e a nossa felicidade de resistir no país que mais mata LGBTQIA+ no mundo!”, afirmou, na ocasião, Miranda.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS