O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo acontecerá em Cuiabá, entre os dias 6 e 8 de junho. O evento reunirá 906 jovens atletas (529 homens e 377 mulheres) de 162 clubes provenientes de 23 estados brasileiros. As competições serão realizadas no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT), com entrada gratuita para o público.
A programação inclui três etapas, com duas sessões diárias, começando na sexta-feira (6/6) às 7h30 no horário local (8h30 de Brasília), com a prova dos 5.000 metros marcha atlética, encerrando no domingo (8/6), com a sexta etapa e a premiação das equipes vencedoras.
Este campeonato é uma importante oportunidade para o desenvolvimento de jovens talentos, servindo como porta de entrada para competições internacionais. Além das disputas por clubes, o evento também servirá como seletiva para o Campeonato Ibero-Americano Sub-18, que ocorrerá em Assunção, Paraguai, nos dias 5 e 6 de julho. Atletas que estiverem entre os seis primeiros no ranking ibero-americano e entre os três primeiros colocados no Brasileiro Sub-18, poderão se classificar, com limite de dois atletas por país em cada prova.
Um dos destaques locais é Davi Souza de Lima, de 16 anos, especialista no salto triplo. Ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Juventude de 2024 com a marca de 15,55 metros, uma das dez melhores do mundo naquele ano. Davi é treinado por seus pais, os ex-atletas olímpicos Maria Aparecida de Souza Lima e Vicente Lenílson de Lima, e está confiante em superar sua melhor marca pessoal para garantir vaga no Ibero-Americano.
Na edição anterior, em 2024, a equipe AD Centro Olímpico, de São Paulo, conquistou o título geral com 132 pontos, sendo campeã no feminino e vice no masculino. O IPEC Londrina FEL, do Paraná, ficou com a segunda colocação geral, seguido pelo Sesi-SP em terceiro.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). Cuiabá já sediou importantes competições nacionais, como o Brasileiro Sub-23 em 2022, o Troféu Brasil e o GP Brasil em 2023, e o Campeonato Ibero-Americano em 2024.
O campeonato conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e tem as Loterias Caixa como patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Fonte GE Esportes