REDES SOCIAIS

33°C

Centrão está virando ‘expressão positiva’, diz novo ministro do Turismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), avaliou nesta terça-feira (18) que há uma mudança de percepção em torno do Centrão. Segundo ele, o bloco informal na Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita está virando uma “expressão positiva”.

Nomeado na última sexta (14), Sabino é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apontado por parlamentares como liderança do Centrão na Casa.

O novo ministro, inclusive, é fruto de ações do governo para melhorar a interlocução com membros desse grupo no Congresso. A indicação de Celso Sabino ao comando da pasta era pleiteada pela bancada do União Brasil na Câmara.

Além de acomodar o pedido do União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem negociado outras mudanças com partidos do Centrão na Esplanada dos Ministérios. Lula já indicou que novas trocas devem ocorrer somente em agosto, com o término do recesso parlamentar.

Em entrevista ao J10, da GloboNews, o ministro defendeu a articulação do Planalto com o bloco informal de partidos. Segundo ele, a acomodação de siglas na estrutura do governo federal é “natural”.

“Sempre é necessário que haja esse arranjo na política com os partidos. E passa também, por isso, a participação nas políticas públicas, nos debates sobre as pastas, aquele partido vai ficar responsável pelas políticas públicas relacionadas ao trabalho, aquele outra relacionado à saúde, outro à educação. […] Essa composição é natural, é saudável e faz parte da democracia ao redor do mundo”, afirmou.

Para Sabino, nos últimos meses, o Centrão tem apoiado a articulação do governo no Congresso, em especial nas pautas julgadas pelo bloco como “importantes para o Brasil”.

“Em relação aos votos na Câmara, acredito que o União Brasil, Republicanos, PP e outros partidos chamados de Centrão…. Antes, falar Centrão era uma coisa até ruim. Hoje em dia, todo mundo já quase quer ser do Centrão. Está virando já uma expressão positiva, que representa ponderação, um pêndulo de uma balança. Esses partidos têm dado os votos necessários naqueles projetos que entendem que são importantes para o Brasil.”

Grato ao União Brasil pela nomeação ao cargo, Celso Sabino rebateu críticas ao partido por falta de alinhamento ao Planalto em votações na Câmara.

Segundo ele, a sigla que conta com 59 deputados tem acompanhado projetos de iniciativa do governo.

“O meu partido, ao qual o sou filiado, o união brasil, União Brasil foi o partido que entregou mais votos em matérias que julgou importante para o Brasil. Só ficamos atrás, em números, do PT. União Brasil naqueles projetos que julga importantes, que é da sua pauta, inclusive, ele tem acompanhado os projetos que, inclusive, são de iniciativa do governo”, declarou.

Com a sua nomeação ao comando Ministério do Turismo, ele afirmou que há “perspectiva” de que a sigla continue a votar com o Planalto.

“Acredito que há perspectiva de que o partido continue votando os projetos que julgue importante para o país. Sem dúvida nenhuma há uma disposição dos partidos e do governo de melhorar ainda mais essa interlocução”, disse.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS