A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), comentou sobre toda a polêmica envolvendo a possível quebra de decoro parlamentar por parte do deputado estadual Gilberto Cattani (PL). Após a instalação da Comissão de Ética feita para investigar a denúncia contra Cattani, a parlamentar afirmou que é necessário apurar o caso para não deixar “impune” todo e qualquer discurso de ódio proliferado contra as mulheres no Estado.
Em entrevista à imprensa após o fim da sessão ordinária matinal nesta quarta-feira (31), Janaina repudiu a fala do deputado bolsonarista relembrando que Mato Grosso possui um ranking expressivo de violência doméstica e que piadas e discursos de ódios contribuem diretamente no aumento de casos.
“Uma decisão quase unanime para ser analisada pela Comissão de Ética, mas um fato que não pode ser passado batido e em branco pela casa. A gente sabe os números de violência em nosso Estado e quanto as falas de ódio excessivas tem sido fator de aumento desses números. Uma forma de coibir é dando exemplo em nossa casa”, afirmou a presidente.
Ainda na entrevista Riva falou que a Casa de Leis não analisará o posicionamento do deputado sobre o aborto, pois é um pensamento individual, mas que não será tolerado o fato do parlamentar comparar a gestação das mulheres com o período de gestação bovino.
“A Assembleia não analisou a fala sobre o aborto pois isso é de livre manifestação de qualquer deputado. Mas chamar qualquer que seja mulher de vaca é algo que a Assembleia não pode tolerar”, finalizou Janaina.
Fonte: Isso É Notícia