Um adolescente com dupla cidadania palestina e dos Estados Unidos morreu na sexta-feira (19) na Cisjordânia após ser atingido por tiros, de acordo o governo palestino.
Autoridades da Cisjordânia afirmara que o jovem, identificado como Tawfiq Ajjaq, de 17 anos, foi atingido por soldados de Israel durante um confronto com palestinos que lançavam pedras contra os militares. Um tio do adolescente confirmou a versão à agência de notícias Reuters.
As Forças Armadas de Israel ainda não haviam se manifestado sobre a acusação até a última atualização desta notícia.
Diante da suspeita, a rede norte-americana CNN Internacional afirmou que o Departamento de Estado dos Estados Unidos cobrou uma posição do governo israelense. As relações entre os dois países se deterioram nas últimas semanas por conta de divergências sobre o futuro da Faixa de Gaza e a criação de um Estado palestino.
Na sexta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou ao telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pela primeira vez em mais de um mês. Segundo a Casa Branca, os dois líderes discutiram ?os últimos acontecimentos em Israel e Gaza?.
Os EUA também vêm pressionando Israel a tomar medidas adicionais para proteger os civis palestinos e reduzir a intensidade dos bombardeios na Faixa de Gaza.
Tawfiq Ajjaq nasceu nos Estados Unidos mas se mudou com a família, palestina, para a Cisjordânia, segundo relataram parentes dele à Reuters.
Fonte G1 Brasília