REDES SOCIAIS

33°C

Com Pacheco, Lira, Rosa Weber e ministros, Congresso faz sessão de abertura dos trabalhos legislativos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Congresso Nacional deu início nesta quinta-feira (2) aos trabalhos legislativos de 2023 em cerimônia no plenário da Câmara dos Deputados.

Entre os presentes estavam o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; ministros do governo Lula e parlamentares.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

É tradição que, na cerimônia de abertura, os presidentes da Câmara e do Senado discursem. Também é lida uma mensagem encaminhada pelo presidente da República, geralmente, por um ministro do governo.

Antes da sessão, Lira e Pacheco chegaram à rampa do Congresso, passaram em revista às tropas, pelo Salão Negro e se dirigiram ao plenário para a cerimônia.

Agenda prioritária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já disse que o governo dará prioridade neste primeiro semestre à proposta de Reforma Tributária.

Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu que o governo apresente ainda neste ano uma proposta que mude o chamado “arcabouço fiscal” do Brasil. Para Lira, o texto deve, ao mesmo, ter responsabilidade fiscal e garantir o avanço dos programas sociais.

Atualmente, está em vigor o chamado teto de gastos, norma constitucional que limita as despesas da União à inflação do ano anterior. Durante a campanha de 2022, o então candidato Lula disse que, se eleito, iria adotar as medidas necessárias para revogar a medida e estipular alguma outra regra

Lula argumenta que despesas em áreas como saúde e educação não podem ser vistas como gasto, mas, sim, como investimento e que seria melhor o país ter, por exemplo, vez da meta de gastos, uma meta de crescimento econômico.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS