Integrantes do comitê de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) revelaram ao blog que o clima atual na equipe é de “apreensão e de incerteza” e que o “clima de virada” deu lugar ao “sentimento de possibilidade de derrota”.
Avaliam, ainda, que “o vento deixou de soprar a favor” de Bolsonaro em razão de diversos “erros” cometidos por ele e seus apoiadores nas últimas semanas e que, diante desse cenário, a decisão é apostar “tudo” no debate da TV Globo, na próxima sexta (28).
Pesquisa Ipec divulgada na última segunda (24) mostrou Bolsonaro com 43% das intenções de voto, enquanto Lula apareceu com 50%.
Além de apostar “tudo” no debate da Globo, a estratégia do comitê bolsonarista será focar a agenda de campanha nestes últimos dias no Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, onde o candidato à reeleição cumpre agenda nesta quarta (26). O encerramento da campanha está agendado para o sábado (29), com carreata no Rio de Janeiro.
Comitê de Lula
Na equipe de Lula, a avaliação é que Bolsonaro “bateu no teto” das intenções de voto e, a partir de agora, ficará estabilizado nas pesquisas, principalmente depois do episódio protagonizado pelo aliado do presidente Roberto Jefferson.
Por outro lado, os assessores de Lula acreditam que o petista ainda tem espaço para crescer, podendo terminar o segundo turno com mais votos do que no primeiro.
Para isso, a campanha de Lula comemora os acenos do petista ao centro, que agradaram empresários, principalmente suas promessas de que vai liderar um governo de uma frente ampla e que fará o governo de um mandato só, não disputando a reeleição.
Além disso, avaliam que basta Lula não perder o debate da Globo, pode empatar, que ganhará a eleição no próximo domingo.
Por isso, o ex-presidente vai se preparar para o evento de sexta-feira (28), principalmente para não se irritar com provocações de Bolsonaro e ter uma resposta satisfatória quando for questionado novamente sobre corrupção.
Fonte G1 Brasília