REDES SOCIAIS

33°C

Condenados por denunciação caluniosa nas eleições não poderão assumir cargos públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 772/2021 que veda o acesso a cargos, efetivos ou em comissão, empregos e funções públicas no Estado de Mato Grosso das pessoas condenadas pela prática de de crime previsto na Lei Federal nº 13.834, de 4 de junho de 2019. A referida lei criminaliza a denunciação caluniosa durante processo eleitoral.

A Lei Federal 13.834, de 4 de junho de 2019 acrescentou o artigo 326- A ao Código Eleitoral, que prevê o seguinte: dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral: pena – reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. A pena é aumentada de sexta parte, se o agente se serve do anonimato ou de nome suposto.

A proposição, do deputado Dilmar Dal Bosco (União Brasil) destaca que a disseminação de notícias fraudulentas tem ocasionado impactos negativos em toda sociedade, em especial quando o subterfúgio é utilizado com finalidade eleitoral, haja vista que corrompe a democracia, o livre convencimento alterando o resultado do pleito eleitoral.

“A desinformação é muito nociva, sendo imprescidível criar mecanismos efetivos para coibir a difusão de notícias falsas durante as eleições e ajudar a sociedade a se proteger de tais manipulações e abusos que interfiram na soberania das urnas”, complementa o parlamentar.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS