REDES SOCIAIS

19°C

Congresso instala comissão responsável por analisar Orçamento e elege presidente alinhado a Lira

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Congresso instalou nesta quarta-feira (24) a Comissão Mista de Orçamento (CMO) e elegeu para a presidência o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), alinhado ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

O colegiado, formado por deputados e senadores, é um dos mais importantes da Casa. A comissão é responsável por analisar o Orçamento e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, além de aprovar a abertura de créditos suplementares para ministérios do governo.

Arcoverde é do mesmo partido de Lira e do estado do presidente da legenda, senador Ciro Nogueira, de quem é próximo.

A indicação de Arcoverde garantirá aos dirigentes da legenda um maior controle sobre o andamento dos trabalhos da comissão em um momento em que os deputados já começam a se movimentar para eleger um novo presidente da Câmara. Lira não pode concorrer, mas tenta fazer seu sucessor.

?Agradeço também ao presidente Lira e ao presidente do partido Progressistas, senador Ciro Nogueira, pela lealdade, parceria e principalmente pela confiança em nossa atuação parlamentar?, afirmou Arcoverde ao assumir a presidência.

O deputado foi eleito em menos de um minuto por aclamação.

Senadores e deputados se revezam na presidência do colegiado. Em 2024, a função cabe a um deputado. Durante as negociações para a instalação das comissões permanentes da Câmara, Lira costurou um acordo para permitir ao PP indicar o presidente.

?Nosso foco em 2024 será garantir alocação de recursos e investimentos para fortalecer a infraestrutura e elevar o potencial do nosso país?, afirmou o parlamentar.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Relatoria

Conforme o regimento, cabe ao presidente da CMO designar o relator-geral do Orçamento. O escolhido foi o senador Ângelo Coronel (PSD-BA).

Ele é do mesmo partido do líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (PSD-BA), que estava sentado hoje à mesa durante a instalação da comissão.

Brito é um dos postulantes à presidência da Câmara. As eleições serão em fevereiro de 2025.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS