REDES SOCIAIS

33°C

Conheça o economista Santiago Peña, de 44 anos, o novo presidente do Paraguai

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Santiago Peña, de 44 anos, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai neste domingo (30). Ele teve cerca de 43% dos votos. As eleições no país têm um único turno.

Peña é um economista com formação nos Estados Unidos e uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional ?ele foi trabalhar no FMI aos 30 anos.

Ele foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018) e, durante seu tempo no ministério, filiou-se ao Partido Colorado, o mais tradicional do Paraguai.

Cartes foi condenado na Justiça e deve ser extraditado dos EUA para o Paraguai. Durante a campanha, Peña teve que dar explicações sobre seu antigo chefe.

O atual presidente, Mario Abdo Benítez, também é do Partido Colorado, mas os dois não são aliados próximos.

Pai aos 17

Peña foi pai adolescente, ele teve um filho aos 17 anos, quando ainda estava na escola. Ele ainda é casado com Leticia Ocampo, com quem teve um outro filho.

O presidente eleito teve que começar a carreira cedo.

Ele é graduado pela Universidad Católica Nuestra Señora de Asunción, do Paraguai, e conseguiu um trabalho no Banco Central do país. Depois disso, foi fazer uma pós na universidade de Columbia, nos EUA, e então arrumou um emprego no FMI. Ele trabalhou no departamento do FMI para a África.

Depois de voltar do trabalho no FMI, ele incialmente voltou Banco Central do Paraguai. Depois, foi para o Ministério da Fazenda e, quando acabou o governo de Cartes, ele foi trabalhar no banco do antigo chefe.

Essa é a segunda vez que ele se candidatou: em 2018, ele perdeu as primárias do Partido Colorado para o atual presidente, Mario Abdo Benítez.

O partido de Peña

O Partido Colorado domina a política paraguaia desde a década de 1950, mas recentemente a popularidade do partido está em baixa por uma economia em desaceleração e acusações de corrupção.

Veja abaixo um vídeo da véspera das eleições.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

LEIA TAMBÉM

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS