REDES SOCIAIS

25°C

Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos conversa ao telefone com Celso Amorim sobre Guerra da Ucrânia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, conversou com o assessor internacional do presidente Lula, Celso Amorim, pelo telefone sobre a Guerra da Ucrânia, nesta terça-feira (18). A informação da ligação foi divulgada pela Casa Branca.

Além da guerra, a Casa Branca informou que Sullivan e Amorim trataram sobre relações bilaterais e globais.

“Eles discutiram uma série de questões bilaterais e globais, incluindo a guerra da Rússia contra a Ucrânia, a cooperação contínua para combater a mudança climática e proteger o meio ambiente, o G20 e nossos esforços compartilhados para salvaguardar as instituições democráticas”, afirmou em comunicado.

O telefonema acontece após os Estados Unidos criticarem falas do presidente Lula sobre a guerra. Nos últimos dias, o petista acusou os EUA e países da Europa de prolongarem o conflito ao fornecerem armas para a Ucrânia se defender.

Após as falas de Lula, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse que o Brasil “está papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto”.

Já nesta terça-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o Brasil está errado ao argumentar que os Estados Unidos estão encorajando a guerra.

Mais cedo, ao blog da Ana Flor, Celso Amorim disse que Lula está buscando um caminho de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia e que “não está apontando o dedo para ninguém”.

“Lula não quis ofender ninguém”, afirmou Amorim.

Ainda nesta terça-feira, durante almoço no Palácio do Itamaraty com o presidente da Romênia, Lula amenizou o tom e condenou a “violação da integridade territorial” da Ucrânia.

“Precisamos criar urgentemente um grupo de países que tente sentar-se à mesa tanto com a Ucrânia como com a Rússia para encontrar a paz”, declarou.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS