REDES SOCIAIS

33°C

Conselho recomenda que governo retire duas florestas e 17 parques nacionais de programa de privatização

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI) recomendou ao governo federal a retirada de 19 unidades de conservação do Programa Nacional de Desestatização (PND). Uma resolução sobre o tema foi publicada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União.

Todos os parques receberam recomendações para serem incluídos no PND e no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) entre 2019 e 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro. Entenda o que são os programas mais abaixo.

No caso de oito parques, o CPPI recomendou que o governo retire as unidades de conservação tanto do PND quanto do PPI. São eles:

  1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA);
  2. Parque Nacional de São Joaquim (SC);
  3. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI);
  4. Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP);
  5. Parque Nacional de Ubajara (CE);
  6. Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ);
  7. Parque Nacional da Serra da Canastra (MG);
  8. Parque Nacional da Serra do Cipó (MG).

Por outro lado, o conselho recomendou ao governo que mantenha apenas no PPI, para a autorização de concessões, nove parques nacionais e duas florestas.

As concessões possibilitam que órgãos privados ofereçam serviços aos visitantes, como passeios, além de custear ações que apoiem a conservação da unidade. Neste caso, a unidade não se torna uma propriedade privada.

Veja a seguir os locais:

PND, PPI e CPPI

Criado na década de 1990, o Programa Nacional de Desestatização (PND) tem como objetivo transferir para iniciativa privada atividades que não são exploradas da devida forma pelo poder público.

Já o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) foi criado em 2016 para celebrar contratos de parceria do governo federal com a iniciativa privada.

Enquanto isso, o Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI) é responsável pelo assessoramento do presidente da República nas ações que envolvem programas de parceria com a iniciativa privada.

VÍDEOS: tudo sobre política

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS