REDES SOCIAIS

25°C

Conservador Christian Stocker toma posse como chefe de governo da Áustria

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O novo governo da Áustria tomou posse nesta segunda-feira (3), com Christian Stocker assumindo o cargo de chanceler à frente de uma coalizão de três partidos, após uma espera de cinco meses por uma nova administração.

O novo governo terá que lidar com o aumento do desemprego, uma recessão e um orçamento sob pressão. Seu acordo de coalizão, alcançado na quinta-feira após as negociações mais longas da Áustria desde a Segunda Guerra Mundial, prevê regras rigorosas para asilo no país, que tem uma população de 9 milhões de pessoas e faz parte da União Europeia.

Este é o primeiro governo de três partidos do país, reunindo o conservador Partido Popular Austríaco (ÖVP) de Stocker, os Social-Democratas de centro-esquerda e o partido liberal Neos. A aliança no centro político foi formada apenas em uma segunda tentativa de negociações, após o Partido da Liberdade, de extrema direita, vencedor das eleições parlamentares de 29 de setembro, ter fracassado nas tentativas de liderar uma coalizão.

A primeira tentativa fracassou no início de janeiro, levando à renúncia do então chanceler Karl Nehammer, que havia afirmado que seu partido não governaria sob a liderança de Herbert Kickl, do Partido da Liberdade. Stocker assumiu a liderança do Partido Popular no lugar de Nehammer e iniciou negociações com Kickl para uma possível coalizão, mas essas conversas colapsaram em 12 de fevereiro, em meio a acusações mútuas.

Os três partidos de centro então retomaram os esforços para encontrar um consenso, evitando a possibilidade de uma eleição antecipada.

Stocker, de 64 anos, torna-se chanceler apesar de não ter concorrido ao cargo quando os austríacos votaram em setembro e de não ter experiência em um governo nacional. O líder social-democrata Andreas Babler será o novo vice-chanceler.

A líder do Neos, Beate Meinl-Reisinger, assume o cargo de ministra das Relações Exteriores no lugar de Alexander Schallenberg, que também serviu como chanceler interino nos últimos dois meses após a renúncia de Nehammer e não faz parte do novo gabinete.

Quem é Christian Stocker

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS