Estão definidos os times que irão competir pelo título da Copa FMF desta temporada. Sete clubes confirmaram a participação no torneio estadual, que vale vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil de 2023.
Seis times que jogaram a elite do Campeonato Mato-grossense deste ano vão estar na competição: Academia, Cuiabá, Nova Mutum, Luverdense, Operário-VG e Sport Sinop. Além deles, o Mixto, campeão da Segunda Divisão, garantiu presença na Copa FMF.
Dos clubes que participaram do Congresso Técnico realizado na última semana, somente Dom Bosco e Cacerense desistiram de entrar na disputa.
Atual campeão, o União de Rondonópolis já havia informado que não iria participar desta edição. O Colorado tem vagas carimbadas na Série D e Copa do Brasil de 2023 pelo vice-campeonato estadual.
O início da competição está previsto para os dias 27 ou 28 de agosto. A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) irá divulgar em breve as datas e horários dos jogos.
Confrontos da rodada de abertura:
- Sport Sinop x Luverdense
- Cuiabá x Nova Mutum
- Academia x Mixto
O Operário-VG estreia somente na segunda rodada, contra o Nova Mutum, fora de casa.
Fórmula de disputa
Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único, no formato de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam ao quadrangular final, quando os times duelam novamente em turno único. Quem terminar com a maior pontuação, conquista o título.
O campeão pode optar entre jogar o Brasileirão Série D ou a Copa do Brasil. Com isso, o vice fica com a vaga na competição restante.
Os clubes poderão inscrever e escalar suas equipes principais no torneio estadual. Na temporada passada, por exemplo, somente atletas Sub-22 e mais três peças de até 24 anos poderiam fazer parte dos elencos.
Fonte GE Esportes