Representantes diplomáticos dos governos da Coreia do Sul e da Rússia tiveram, nos últimos dias, uma reunião secreta para discutir o programa nuclear da Coreia no Norte, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Segundo fontes da Yonhap, um funcionário do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano responsável por assuntos nucleares norte-coreanos viajou recentemente a Moscou para reuniões com Oleg Burmistrov, embaixador especial do governo da Rússia para a segurança nacional do extremo oriente russo ?que inclui a questão nuclear norte-coreana.
Ainda segundo a agência, o representante sul-coreano também teria pedido ajuda da Rússia para reabrir o diálogo entre Seul e a Coreia do Norte em 2026.
Durante o encontro, que não foi divulgado por nenhum dos dois países, os representantes russo e sul-coreano também discutiram outros assuntos de segurança regional de interesse mútuo, disse a agência, porém sem especificar quais foram esses tópicos.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-bgbsr .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
A Rússia e a Coreia do Norte são aliados e estreitaram relações nos últimos anos, muito por conta da guerra da Ucrânia. Kim Jong-un forneceu tropas e armamentos para ajudar Putin no conflito e, em troca, forneceu aos norte-coreanos conhecimento técnico sobre tecnologia nuclear e militar.
Por conta dos laços entre Moscou e Pyongyang, a Coreia do Sul acredita que a Rússia tem a capacidade de convencer Kim Jong-un a retomar os diálogos com Seul e também de desempenhar um papel construtivo para garantir a paz na Península Coreana.
Fonte G1 Brasília