REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Crise entre Venezuela e Guiana coloca ‘em risco’ interesses do Brasil e pode ser ‘ameaça’ à paz e à cooperação no continente, diz Marinha

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, afirmou à GloboNews nesta sexta-feira (8) que a crise entre Guiana e Venezuela pelo controle do território de Essequibo coloca “em risco” interesses do Brasil e pode ser uma “ameaça” à paz e à cooperação entre os países da América do Sul.

No último domingo (3), a Venezuela realizou referendo no qual 95% dos eleitores que votaram a favor da incorporação pelo país de Essequibo ? uma área de 159 mil km² rica em recursos naturais que hoje pertence à Guiana. Somente metade dos venezuelanos votou no referendo.

“A situação de crise nos países vizinhos coloca em potencial risco os Interesses Nacionais e deve ser encarada como possível ameaça à manutenção da paz e cooperação no entorno estratégico do Estado brasileiro”, afirmou o comandante da Marinha.

O almirante Olsen também disse que a Marinha “permanece em condições de emprego” e está “pronta” para apoiar a política externa brasileira. O militar informou que a instituição também monitora e protege “infraestruturas críticas” e recursos que estão em águas sob a jurisdição do Brasil.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS