O elenco do Cuiabá se reapresentou neste sábado e deu início oficialmente à preparação para a temporada 2026. O primeiro dia de atividades contou com um grupo formado majoritariamente por jogadores jovens, muitos deles oriundos da equipe sub-20, além de alguns remanescentes do elenco profissional e atletas que retornaram de empréstimo. Os reforços previstos pela diretoria ainda não foram anunciados oficialmente, embora façam parte do planejamento definido para o início da temporada.
Na reapresentação, os atletas passaram por exames clínicos e realizaram as primeiras atividades físicas, seguindo o cronograma habitual de início de pré-temporada. O trabalho marca o começo da preparação visando um calendário cheio ao longo do ano.
Em 2026, o Cuiabá disputará o Campeonato Mato-grossense, que tem início previsto para o dia 10 de janeiro, além da Copa do Brasil, da Copa Centro-Oeste e da Série B do Campeonato Brasileiro.
Jovens da base integram o elenco profissional
Grande parte do grupo que iniciou os trabalhos é composta por atletas oriundos da equipe sub-20, que já figuravam no elenco profissional e passam a ser observados mais de perto pela comissão técnica neste começo de temporada. São eles:
Defesa
- Renan Carrasco (zagueiro)
- Luis Soares (zagueiro)
- Marcelo Henrique (lateral-esquerdo)
Meio-campo
- Luiz Felipe (meia)
- David Miguel (meia)
- Gabriel Mineiro (meia-atacante)
Ataque
- Nathan Cruz (atacante)
- Jadson (atacante)
Remanescentes do elenco profissional
Entre os jogadores acima dos 20 anos que seguem no clube e participaram da reapresentação estão:
Defesa
- Léo Ataíde (lateral-direito)
- Nino Paraíba (lateral-direito)
Meio-campo
- Calebe (volante)
- Lucas Mineiro (volante)
- Yamil Asad (meia-atacante)
Ataque
- Victor Bárbara (atacante)
Retornos de empréstimo
Também voltaram ao clube após período de empréstimo:
Defesa
- Gabriel K. (zagueiro)
- Raylan (lateral-direito)
Ataque
- Eliel (atacante)
Além do grupo que iniciou a pré-temporada, o Cuiabá já tem confirmada a volta do goleiro João Carlos, de 37 anos, que estava no Botafogo-SP, e a chegada do zagueiro Edson Rogério, de 23 anos, ex-Ponte Preta. Outro nome que desperta expectativa é o do zagueiro Vitor Mendes, de 26 anos, com passagem pelo Fluminense e que atuava pela Ferroviária.
Embora ainda não tenha oficializado todos os reforços, a diretoria trabalha com um planejamento já estabelecido e previa a chegada de cerca de oito contratações para este início de temporada, que devem ser anunciadas gradualmente.
Por outro lado, alguns atletas não permaneceram no clube para 2026. Mateus Pasinato, Luan Polli, Sander, Nathan e Patrick de Lucca não tiveram seus contratos renovados. Já os jogadores que estavam por empréstimo, como Alisson Safira, Alejandro Martínez, Carlos Alberto e Jader, também foram liberados.
Entre os nomes mais consolidados do elenco com contratos de longa duração, Mateusinho já foi vendido ao Vitória, enquanto Denilson, Max e Derik Lacerda estão na lista de atletas que devem ser negociados. Bruno Alves e Juan Christian, por sua vez, não se reapresentaram e também devem buscar novos ares, indicando a reformulação significativa no grupo.
Fonte GE Esportes