REDES SOCIAIS

23°C

Cuiabá será a 23ª pista diferente na história da Stock Car

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-3iuj5 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

A Stock Car Pro Series vai estrear um novo circuito nesta semana. Entre 12 e 15 de novembro, a principal categoria do automobilismo brasileiro desembarca em Cuiabá para a décima e antepenúltima etapa da temporada 2025, para a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso.

Com a entrada da capital mato-grossense no calendário, a Stock Car chega à sua 23ª pista diferente desde 1979, quando foi criada, e o Centro-Oeste se consolida como a primeira região do Brasil a receber provas da categoria em todos os seus estados ? Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Novo palco no Parque

O circuito cuiabano está localizado dentro do Parque Novo Mato Grosso, complexo projetado para ser o maior centro multieventos da América Latina. O autódromo é uma das principais estruturas do espaço e foi construído de acordo com normas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

A pista principal tem 4.500 metros de extensão, e o anel externo conta com 2.800 metros. Um dos diferenciais é o sistema de iluminação artificial, formado por 128 torres e 768 refletores, que pretende garantir visibilidade e segurança para corridas noturnas.

Além da Stock Car, a programação em Cuiabá marcará também a estreia do novo circuito para o TCR South America, o TCR Brasil e a Turismo Nacional.

Centro-Oeste 100% no mapa da Stock Car

Com Cuiabá no calendário, a região Centro-Oeste passa a ter presença completa na história da categoria. A Stock Car já correu em Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF) ? que, inclusive, voltará a receber a categoria entre 28 e 30 de novembro, no reformado Autódromo BRB.

Até aqui, o Centro-Oeste soma 141 corridas da Stock Car, número que inclui as provas realizadas recentemente em Campo Grande.

Os circuitos que mais receberam a categoria

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, lidera o ranking de pistas da Stock Car, com 157 largadas desde 1979. Em seguida aparecem o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, com 84 corridas, e os já extintos autódromos de Curitiba (68) e Jacarepaguá (42).

O Autódromo de Brasília, que volta ao calendário neste mês, soma 39 provas e ocupa o quinto lugar na lista. Logo atrás vem Tarumã (RS), onde a Stock Car realizou sua primeira corrida oficial.

Internacionalização

A Stock Car também já ultrapassou fronteiras. Foram nove provas em Buenos Aires (Argentina) e duas no Autódromo de El Pinar (Uruguai), além das históricas corridas extracampeonato no Autódromo do Estoril (Portugal), em 1982, vencidas por Paulo Gomes.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS