.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-3iuj5 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
A Stock Car Pro Series vai estrear um novo circuito nesta semana. Entre 12 e 15 de novembro, a principal categoria do automobilismo brasileiro desembarca em Cuiabá para a décima e antepenúltima etapa da temporada 2025, para a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso.
Com a entrada da capital mato-grossense no calendário, a Stock Car chega à sua 23ª pista diferente desde 1979, quando foi criada, e o Centro-Oeste se consolida como a primeira região do Brasil a receber provas da categoria em todos os seus estados ? Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Novo palco no Parque
O circuito cuiabano está localizado dentro do Parque Novo Mato Grosso, complexo projetado para ser o maior centro multieventos da América Latina. O autódromo é uma das principais estruturas do espaço e foi construído de acordo com normas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
A pista principal tem 4.500 metros de extensão, e o anel externo conta com 2.800 metros. Um dos diferenciais é o sistema de iluminação artificial, formado por 128 torres e 768 refletores, que pretende garantir visibilidade e segurança para corridas noturnas.
Além da Stock Car, a programação em Cuiabá marcará também a estreia do novo circuito para o TCR South America, o TCR Brasil e a Turismo Nacional.
Centro-Oeste 100% no mapa da Stock Car
Com Cuiabá no calendário, a região Centro-Oeste passa a ter presença completa na história da categoria. A Stock Car já correu em Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF) ? que, inclusive, voltará a receber a categoria entre 28 e 30 de novembro, no reformado Autódromo BRB.
Até aqui, o Centro-Oeste soma 141 corridas da Stock Car, número que inclui as provas realizadas recentemente em Campo Grande.
Os circuitos que mais receberam a categoria
O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, lidera o ranking de pistas da Stock Car, com 157 largadas desde 1979. Em seguida aparecem o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, com 84 corridas, e os já extintos autódromos de Curitiba (68) e Jacarepaguá (42).
O Autódromo de Brasília, que volta ao calendário neste mês, soma 39 provas e ocupa o quinto lugar na lista. Logo atrás vem Tarumã (RS), onde a Stock Car realizou sua primeira corrida oficial.
Internacionalização
A Stock Car também já ultrapassou fronteiras. Foram nove provas em Buenos Aires (Argentina) e duas no Autódromo de El Pinar (Uruguai), além das históricas corridas extracampeonato no Autódromo do Estoril (Portugal), em 1982, vencidas por Paulo Gomes.
Fonte GE Esportes