Dados da última pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal ?Folha de S.Paulo?, divulgados nesta sexta-feira (2) apontam que 24% dos entrevistados recebem ou moram com alguém que recebe o Auxílio Brasil do governo federal.
- PÁGINA ESPECIAL: Veja os números do Datafolha por sexo, idade e religião
O Datafolha perguntou sobre qual de quatro tipos de benefícios sociais é mais comum entre os entrevistados. Os índices de beneficiários ficaram estáveis em relação à pesquisa anterior, realizada em 18 de agosto. Veja os resultados:
Você ou alguém da sua casa recebe:
- Auxílio Brasil: 24% (eram 25%)
- Vale Gás do governo federal: 9% (eram 8%)
- Benefício Caminhoneiro: 1% (mesmo na anterior)
- Benefício Taxista: 1% (mesmo da anterior)
O levantamento foi feito entre 30 de agosto e 1º de setembro, com 5.734 pessoas em 285 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Empréstimo consignado
O Datafolha também perguntou aos entrevistados que recebem o Auxílio Brasil se eles pretendem fazer empréstimo consignado a partir de setembro. A lei que permite esse tipo de crédito – com desconto direto na fonte – foi sancionada no dia 18 de agosto pelo governo federal.
Entre os que recebem o benefício ou moram com alguém que recebe, 67% afirmaram que não pretendem fazer o empréstimo consignado. Já 27% responderam que pretendem fazer, e 6% não souberam responder.
Fonte G1 Brasília