Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (8), contratada pela Globo e pela ?Folha de S.Paulo?, aponta que 28% dos eleitores fizeram campanha para seus candidatos a presidente no primeiro turno das eleições.
A parcela que votou em Jair Bolsonaro (PL) é a mais engajada: 33% dizem ter feito campanha. Entre os eleitores de Lula (PT), esse percentual foi de 29%. Já entre os que votaram em Ciro Gomes (PDT), 14% dizem ter feito campanha para ele. No caso do eleitorado de Simone Tebet (MDB), esse índice foi de 9%.
A maioria do eleitorado (72%), no entanto, não fez campanha para seu candidato durante o primeiro turno.
Para o segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro, 39% dos eleitores pretendem participar da campanha presidencial. Entre os eleitores de Bolsonaro, 45% dizem que farão campanha pela reeleição do presidente. Já entre os lulistas, esse índice é menor, de 39%.
Envolvimento por faixa etária e renda
A participação dos mais jovens nas campanhas foi menor do que a verificada em outras faixas de idade. Entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos, apenas 21% fizeram campanha para seu candidato no primeiro turno.
Já nas outras faixas etárias, esse índice fica entre 28% e 30%, com o maior envolvimento (30%) verificado entre aqueles com idades entre 25 e 34 anos.
A participação nas campanhas também foi menor entre os menos escolarizados e entre aqueles que têm menor renda familiar mensal.
Entre os eleitores com o fundamental completo, 24% dizem ter feito campanha por seus candidatos no primeiro turno, índice que vai a 27% entre aqueles com fundamental completo e 33% entre eleitores com ensino superior.
No caso do recorte por renda familiar mensal, 37% daqueles na faixa de mais de dez salários-mínimos dizem ter feito campanha. Entre os que tem renda familiar de até dois salários-mínimos e de dois a cinco salários, esses índices foram de 26% e 28% respectivamente. Entre aqueles com renda familiar entre cinco e dez salários, 30% afirmam ter participado da campanha.
O Datafolha realizou 2.884 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 7 de outubro, em 179 municípios, em todas as regiões do país. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.
Fonte G1 Brasília