REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Datafolha: 28% do eleitorado fez campanha para seus candidatos a presidente; eleitores de Bolsonaro são os mais engajados

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (8), contratada pela Globo e pela ?Folha de S.Paulo?, aponta que 28% dos eleitores fizeram campanha para seus candidatos a presidente no primeiro turno das eleições.

A parcela que votou em Jair Bolsonaro (PL) é a mais engajada: 33% dizem ter feito campanha. Entre os eleitores de Lula (PT), esse percentual foi de 29%. Já entre os que votaram em Ciro Gomes (PDT), 14% dizem ter feito campanha para ele. No caso do eleitorado de Simone Tebet (MDB), esse índice foi de 9%.

A maioria do eleitorado (72%), no entanto, não fez campanha para seu candidato durante o primeiro turno.

Para o segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro, 39% dos eleitores pretendem participar da campanha presidencial. Entre os eleitores de Bolsonaro, 45% dizem que farão campanha pela reeleição do presidente. Já entre os lulistas, esse índice é menor, de 39%.

Envolvimento por faixa etária e renda

A participação dos mais jovens nas campanhas foi menor do que a verificada em outras faixas de idade. Entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos, apenas 21% fizeram campanha para seu candidato no primeiro turno.

Já nas outras faixas etárias, esse índice fica entre 28% e 30%, com o maior envolvimento (30%) verificado entre aqueles com idades entre 25 e 34 anos.

A participação nas campanhas também foi menor entre os menos escolarizados e entre aqueles que têm menor renda familiar mensal.

Entre os eleitores com o fundamental completo, 24% dizem ter feito campanha por seus candidatos no primeiro turno, índice que vai a 27% entre aqueles com fundamental completo e 33% entre eleitores com ensino superior.

No caso do recorte por renda familiar mensal, 37% daqueles na faixa de mais de dez salários-mínimos dizem ter feito campanha. Entre os que tem renda familiar de até dois salários-mínimos e de dois a cinco salários, esses índices foram de 26% e 28% respectivamente. Entre aqueles com renda familiar entre cinco e dez salários, 30% afirmam ter participado da campanha.

O Datafolha realizou 2.884 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 7 de outubro, em 179 municípios, em todas as regiões do país. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS