REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Datafolha: 30% dos eleitores temem expressar preferência política ou de voto em locais públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Dados da pesquisa Datafolha mais recente divulgados nesta quinta-feira (20) apontam que 30% dos eleitores brasileiros avaliam os locais públicos como os mais perigosos para expressar preferência política ou de voto.

O instituto apresentou sete situações e perguntou em quais os entrevistados avaliam que poderiam ter algum tipo de problema ao manifestar sua preferência. Depois dos locais públicos (30%), o local de trabalho foi o mais citado (25%), seguido por conversas com a família (24%).

Também foram citados: conversa com amigos ou colegas (20%), na igreja ou culto (18%), escola ou faculdade (12%), e respondendo pesquisas de opinião (2%).

Para 13%, a manifestação pública do voto ou da preferência política nessas situações não traz nenhum tipo de problema (entre os que têm 60 anos ou mais o índice sobe para 25%). Outros 3% não opinaram.

Na pesquisa anterior, realizada em setembro, 34% citaram locais públicos, 26% local de trabalho, 21% conversas com a família, 21% conversa com amigos e colegas, 16% igreja ou culto, 9% escola ou faculdade, e 1% respondendo pesquisa de opinião. O valor dos que não acham que traz problema era 14%, e os que não opinaram também foram 3%.

De maneira geral, os índices são próximos entre os eleitores de Lula e Bolsonaro, mas há diferenças no trabalho e igreja.

Entre os eleitores de Lula, 27% avaliam que podem ter algum problema se manifestarem seu voto no local de trabalho, ante 23% entre os eleitores de Bolsonaro. Nas igrejas, 22% dos eleitores de Lula avaliam que podem ter problema, ante 15% dos que votam em Bolsonaro.

A pesquisa entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

VÍDEOS: Saiba tudo sobre pesquisas eleitorais

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS