REDES SOCIAIS

33°C

Datafolha: 79% afirmam confiar muito ou um pouco na urna eletrônica; 20% dizem não confiar

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (30) mostra que 47% dos brasileiros dizem confiar muito na urna eletrônica, enquanto 32% afirmam confiar um pouco. Segundo o instituto, a somatória desses números representa um índice de 79% de credibilidade para o sistema.

20% dos entrevistados disseram que não confiam na urna eletrônica, e 1% não soube opinar.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do Brasil entre quarta (27) e quinta-feira (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022.

Também segundo a pesquisa, a maior desconfiança das urnas eletrônicas vem do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL. Segundo o Datafolha, 25% dos eleitores de Bolsonaro dizem confiar muito; 44% dizem que confiam um pouco; e 31% afirmam que não confiam.

Sem apresentar provas, Bolsonaro tenta desacreditar o sistema de urnas eletrônicas do país. Em 18 de junho, o presidente reuniu embaixadores de diversos países para repetir suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas no Brasil.

Já entre os entrevistados que planejam votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a situação se inverte: 60% afirmam confiar muito nas urnas; 26% dizem confiar um pouco; e 14% afirmam não confiar.

Lula e Bolsonaro são os que mais têm intenção de voto dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). No primeiro turno, Lula tem 47% das intenções de voto; enquanto tem Bolsonaro 29%.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS