REDES SOCIAIS

25°C

Datafolha em Pernambuco: João Campos tem 47%; Raquel Lyra tem 35%

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (6) com as intenções de voto para o governo de Pernambuco mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 47% das intenções de voto. Em seguida, vem a governadora Raquel Lyra (PSD), com 35%.

O instituto ouviu 1.022 eleitores entre a segunda-feira (2) e a quarta-feira (4). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela CBN Recife e está registrado sob os números PE-09595/2026 e BR-06559/2026 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja os números na disputa do primeiro turno das eleições de 2026 para o governo de Pernambuco:

  • João Campos (PSB) : 47%;
  • Raquel Lyra (PSD): 35%;
  • Eduardo Moura (Novo): 5%;
  • Ivan Moraes (PSOL): 1%;
  • Brancos e nulos: 10%;
  • Não responderam ou não souberam responder: 2%.

No comparativo com a pesquisa anterior, houve uma redução da distância entre os dois principais candidatos. No levantamento feito em outubro, a diferença entre o prefeito e a governadora era de 22 pontos percentuais: João Campos tinha 53% das intenções de voto; e Raquel Lyra, 31%.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-7ul88 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Segundo turno

Em eventual segundo turno nas eleições deste ano, o Datafolha também apontou que o filho do ex-governador Eduardo Campos também fica à frente da filha do ex-vice-governador João Lyra. João Campos aparece com 53% das intenções de voto enquanto Raquel Lyra registra 40%.

A diferença entre o prefeito da capital pernambucana e a atual governadora do estado na disputa do segundo turno é de 13 pontos percentuais. Em relação à pesquisa anterior, de outubro, a distância entre eles era de 23 pontos percentuais, pois ele apresentava 58%; e ela, 35%.

Avaliação da governadora

A pesquisa mais recente do Datafolha também apontou como está avaliação da gestão de Raquel Lyra no governo de Pernambuco. Confira os números:

  • Ótima ou boa: 38% (no levantamento anterior, em outubro, eram 36%);
  • Ruim ou péssima: 23% (antes, eram 24%);
  • Regular: 36% (na pesquisa anterior, eram 37%).

Rejeição

  • João Campos (PSB) : 23%;
  • Raquel Lyra (PSD): 31%;
  • Ivan Moraes (PSOL): 43%;
  • Eduardo Moura (Novo): 35%;
  • Não souberam responder: 5%;
  • Rejeitam todos ou não votariam em nenhum: 3%;
  • Votariam em qualquer um ou não rejeitam ninguém: 2%.

Com taxas entre 36% e 41%, Marília Arraes (Solidariedade) lidera os quatro cenários pesquisados em Pernambuco na disputa pelo Senado Federal. A segunda posição nas simulações ficou com Humberto Costa (PT), variando de 24% a 26%.

Dependendo do cenário simulado, houve empate técnico com concorrentes como Miguel Coelho (União Brasil) e Eduardo da Fonte (PP). Com relação à primeira vaga ao Senado, 18% responderam que vão votar em branco ou nulo, e 6% relataram estar indecisos. No caso da segunda vaga, foram 25% e 8%, respectivamente.

Disputa para presidente da República

Ainda de acordo com esta pesquisa do Datafolha, o presidente Lula (PT) venceria em Pernambuco as eleições para a Presidência da República em dois cenários simulados:

  • Na disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 55% das intenções de voto em Pernambuco contra 14% no primeiro turno, números que aumentam para 58% contra 29%, respectivamente, no segundo turno;
  • No cenário com o senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL), Lula apresenta 54% das intenções de voto contra 25% no primeiro turno, índices que sobem para 59% e 31%, respectivamente, no segundo turno.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS