REDES SOCIAIS

33°C

Datafolha: número de evangélicos de direita é equivalente aos de esquerda

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Dados do último levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta terça-feira (7) pelo jornal “Folha de S. Paulo” aponta que os brasileiros que se declaram evangélico estão divididos de maneira equivalente entre a esquerda e a direita.

O instituto classificou os entrevistados por meio de uma série de perguntas sobre temas como drogas, homossexualidade, impostos e armas.

Segundo a classificação, 41% do público evangélico deu respostas mais inclinadas à esquerda, enquanto 37% ficou mais à direita. A margem de erro para o recorte religiosos (27% dos entrevistados eram evangélicos) é de quatro pontos percentuais. Por isso, os dois estão tecnicamente empatados.

Quando comparado com o público geral, no entanto, os evangélicos aparecem mais à direita que o restante do eleitorado. Sem esse recorte de religião, os brasileiros que se identificam com a esquerda, de acordo com a classificação do Datafolha, são 49% e os que estão mais próximos à direita são 34%. A margem de erro para o recorte geral é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Diferença com e sem recorte de religião

  • Esquerda geral (49%) e esquerda entre evangélicos (41%)
  • Direita geral (34%) e direita entre evangélicos (37%)
  • Centro geral (17%) e centro entre evangélicos (22%)

A pesquisa Datafolha foi feita de modo presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS